Somente na quinta-feira, a bolsa informou a chegada de cerca de 50.000 sacas de café brasileiro aos armazéns certificados da ICE nos portos de Antuérpia, Miami, Houston e Nova Orleans
Por Marcelo Teixeira
NOVA YORK (Reuters) – Nos últimos três dias, os traders de café aumentaram acentuadamente a quantidade de sacas de café arábica que estão enviando para os estoques certificados da bolsa ICE, fazendo com que os preços caíssem na quinta-feira, de acordo com corretores e dados da ICE.
Havia quase 105.000 sacas de café aguardando classificação para entrar nos estoques certificados de arábica da ICE, de acordo com o relatório mais recente da bolsa, um aumento acentuado em relação às 28.585 sacas registradas no final da semana passada.
Somente na quinta-feira, a bolsa informou a chegada de cerca de 50.000 sacas de café brasileiro aos armazéns certificados da ICE nos portos de Antuérpia, Miami, Houston e Nova Orleans.
Os estoques certificados da ICE são um indicador do nível de oferta no mercado. Grandes estoques na bolsa também costumam significar que os traders não conseguiram encontrar melhores negócios para esse café no mercado físico, o que é visto como um fator de baixa.
Os preços do café arábica na ICE caíram até 4% na quinta-feira.
“Acho que hoje a pressão está vindo da classificação pendente que apareceu no relatório de estoques certificados”, disse um corretor de café com sede nos EUA.
“Com a quantidade de café que o Brasil exportou em julho e agosto, comprar FOB não é um problema… O mercado certamente é capaz de colocar mais volume na bolsa”, acrescentou.
Além do Brasil, houve também volumes de café provenientes da Nicarágua e do Peru.
As taxas de aprovação na classificação variam, dependendo da qualidade do café. Os estoques atuais estão em torno de 830.000 sacas, pouco alterados nos últimos dois meses.
(Reportagem de Marcelo Teixeira)
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura