São Paulo, 14 de Outubro de 2005 – A instabilidade no mercado de tratores foi o fator de estímulo para que o grupo mineiro Tracbel S/A, distribuidor de máquinas pesadas e de tratores agrícolas, buscasse novos mercados para expandir atividades. A empresa anunciou ontem investimentos de US$ 2 milhões na compra de duas revendas da Massey Ferguson (Bebedouro e Olímpia), no interior paulista. Distribui ainda escavadeiras, carregadeiras e caminhões articulados Volvo e empilhadeiras Clark.
A Tracbel, comandada pelo Luiz Gonzaga de Magalhães Pereira, faturou R$ 180 milhões em 2004. A empresa tem já tradição no mercado de tratores em Minas Gerais. Mantém revendas de tratores da marca Massey Fergusson em Uberlândia, Contagem e Governador Valadares.
A empresa planeja abrir outras novas frentes em São Paulo, com a instalação de outras três revendas de tratores, informa Luiz Gustavo Magalhães Pereira, filho de Luiz Gonzaga e diretor da empresa.
A estratégia, diz Luiz Gustavo, é ampliar sua participação no mercado de máquinas para o setor de cana. Apesar da contração dos negócios no setor de trator, as vendas destinadas aos produtores de cana mantêm-se em crescimento, graças à expansão da cultura em várias regiões do estado de São Paulo. Os dirigentes da Tracbel apostam na valorização do café e da laranja para sustentar as vendas de tratores em São Paulo. Com a expansão da sua área de atuação, a empresa espera ampliar o faturamento em 20%.
(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados – Pág. 12)(Isabel Dias de Aguiar)