Trabalho manual no campo é tema da nova exposição do Museu do Café

22 de junho de 2015 | Sem comentários Especiais Mais Café

Trabalho manual no campo é tema da nova exposição do Museu do Café
A curadoria é composta por 38 fotografias de trabalhadores rurais em meio às etapas de cultivo do grão
 
O Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugura, no dia 25 de junho, às 19h30, a exposição temporária “Feito à Mão”. Com curadoria compartilhada entre a equipe da instituição cultural e o fotógrafo Vilson Palaro Júnior, a exposição apresenta fotografias do trabalho manual realizado na lavoura e no preparo de café.
 
Todas as imagens foram registradas durante aproximadamente dois anos pelo fotógrafo, que visitou inúmeras fazendas e pequenas produções de café em diferentes estados para compor o seu acervo. “Foi a minha primeira experiência com café, nunca tinha trabalhado com isso antes. Conhecia os cafeicultores, pois sempre morei perto de regiões produtoras, então foi fácil o acesso a eles”, explica.
 
São 38 imagens que mostram ao público todos os processos que o grão passa, desde o plantio até o preparo do café, sempre focando na técnica artesanal, bastante comum em produções de pequena escala. Segundo a coordenadora técnica do Museu do Café, Marcela Rezek, “Vilson Palaro é uma pessoa apaixonada pelo tema, que se interessa em preservar a cultura do café. Essa parceria traz para o museu uma visão bem peculiar do campo, mostrando ao público um pouco desse cotidiano”.
 
Para o fotógrafo, a oportunidade de ter o seu trabalho exposto no Museu do Café é um grande reconhecimento. “Eu fotografei, editei e também filmei as visitas às fazendas, e ver o resultado desse processo é muito gratificante. Não haveria lugar melhor para mostrar meu trabalho”.
 
Sobre o autor – Vilson Palaro Junior começou a fotografar por hobbie há 25 anos. Hoje, leva sua carreira de fotógrafo lado a lado com a de juiz no interior do Estado de São Paulo. Com seus registros, conquistou prêmios nacionais e internacionais, como o concurso Arte da Magistratura e a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Florença, na Itália, além de ter produzido exposições por todo o Brasil.
 
O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 6, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.
 
 
Serviço
Inauguração da exposição “Feito à Mão”
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos – SP
Data: 25 de junho
Horário: 19h30
Preço: Grátis
Telefone: (13) 3213-1750

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.