29/04/2009 – A safra do café está começando e alguns motoristas e cafeicultores estão desrespeitando a lei e transportando agricultores em veículos inadequados para esta finalidade.
Em setembro de 2008 foi expedida primeira medida que regulamenta o transportes deste tipo de trabalhador. A decisão foi tomada depois que vários acidentes foram registrados no Estado.
Mesmo com a autorização de transporte sendo dada somente a proprietários de vans e ônibus adaptados, vários motoristas e cafeicultores estão burlando a lei e realizando o transporte de lavradores até em tratores e caminhões conforme verificaram, nesta terça-feira (28), os agentes de fiscalização da cidade de Campo do Meio, no Sul de Minas Gerais.
Segundo o agente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Paulo Magno Resende, os tratores não podem transportar pessoas e nem trafegar pelas rodovias e em caso de desrespeito à lei o autor da infração é multado.
Nesta segunda-feira (27), donos de caminhões e produtores rurais fizeram um protesto pacífico na rodovia MG-879, em Serrania, e disseram que não podem cumprir as regras,
A resolução do governo do Estado prevê ainda que as prefeituras providenciem os veículos adapatados. O prefeito de Campo do Meio, Vilson Rodrigues, disse que não possui uma previsão de quando os veículos adaptados serão providenciados.
A multa para quem transporta pessoas irregularmente é de R$ 127,67 e mais a perda de quatro pontos na carteira nacional de habilitação.