Tostare Café multiplicou negócios na Feira do Empreendedor

6 de junho de 2009 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: 05/06/2009 16:06:25 - Sebrae Brasil

Xicara de café Franquia gaúcha passa ter 26 operações em 22 estados em apenas quatro anos


A previsão de inauguração da loja é para este mês, quando Bischoff passará a ter 26 franquias distribuídas em 22 estados Numa tarde chuvosa e fria de 1996, em Buenos Aires (Argentina), entre um gole de café e outro, Luis Renato Bischoff começou a imaginar um conceito inédito no mercado de franquias, com personalidade e identidade própria. Em 2003, o sonho começou a tornar-se realidade. “O objetivo era atuar no segmento de cafeterias, com diferenciais robustos no atendimento, qualidade dos produtos, valorização do franqueado e alta especialização na arte de servir café”, lembra o proprietário e idealizador do projeto.


Cinco anos depois, em Porto Alegre, a Tostare café apresentava suas propostas para um público de aproximadamente 13 mil pessoas. Em 2008, durante a 6ª edição da Feira do Empreendedor no Rio Grande do Sul, a Tostare café, presente no Salão Oportunidade de Negócios, iniciou negociação para conquista do segundo fraqueado no Estado. Em breve, serão abertas as portas do novo ponto comercial no Shopping Porto Alegre Center Lar, um empreendimento dos grupos Zaffari e Cassol. A previsão de inauguração da loja é para este mês, quando Bischoff passará a ter 26 franquias distribuídas em 22 estados.


“A nossa participação na feira foi extremamente exitosa. Alem de render negócios, nos oportunizou conhecer novas idéias e trocar experiências”, diz a consultora e representante da Tostare no Rio Grande do Sul, Rosa Maria da Veiga. A consultora, que trocou Palhoça, em Santa Catarina, por Porto Alegre, comenta que, diariamente, encontra pessoas que conheceu durante a Feira do Empreendedor. “Fizemos uma rede de contatos muito interessante e profícua”.


A Feira do Empreendedor é um dos eventos de maior sucesso promovidos pelo Sebrae Nacional. Desde 1995, é realizada em diferentes estados e regiões do País. O circuito de 2008, realizado em 11 municípios das cinco regiões do Brasil, foi encerrado em Porto Alegre, em novembro. A Feira do Empreendedor está consolidada como uma das maiores oportunidades de negócios no Brasil para quem quer empreender ou já é empreendedor.


A nova loja


Não há quem resista ao aroma e sabor de um gostoso cafezinho. Consumido por 94% da população brasileira acima de 15 anos, só perde para a água na preferência nacional. Mas o gaúcho Carlos Eduardo Lykawka, não quis ficar apenas no consumo da bebida.


Sua paixão pelo café o fez abandonar o emprego, no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, para abrir um negócio próprio. E, quando decidiu correr atrás do sonho antigo, começou a procurar novas alternativas e as franquias lhe pareciam o melhor investimento. “Na Feira do Empreendedor conheci a proposta da Tostare café, um sistema flexível, porém com linhas orientadoras a serem seguidas. É mais fácil quando tem uma empresa sólida por trás que te dá assistência e assessoria”, avalia.


Segundo Lykawka, a expectativa é recuperar o investimento de R$ 150 mil em 24 meses. “Acredito que em médio prazo a cafeteria esteja com um bom público, principalmente pelo fato do shopping ser um diferencial na região Norte de Porto Alegre”, destaca.


A Tostare café, em Porto Alegre, contará com uma equipe enxuta de sete profissionais, liderados pelo empreendedor e sua irmã Liliane Lykawka. “Vamos aguardar a reação do público para depois expandir o número de colaboradores, caso necessário”, destaca.


Diferenciais da Tostare café


“O conceito que oferecemos é único”, revela Bischoff. Ao franqueado é concedida “liberdade assistida” para a adequação dos espaços – mobiliário e utensílios de cozinha – e o franqueador responsabiliza-se pelo recrutamento, seleção e treinamento de todos os profissionais de atendimento. Além disso, a consultora de campo permanece na unidade após a inauguração. Há nutricionista para elaboração de cardápios especiais e assessoria de imprensa para divulgação do negócio durante o período de contrato.


Outra medida adotada por Bischoff foi abolir a loja piloto e a cozinha central, tradicionais nos sistemas de franquias. “Num País com dimensões continentais, produzir uma torta e entregar em Manaus é impossível”, justifica. “Além disso, cada novo interessado visita uma unidade Tostare café; o franqueado, por sua vez, presta as informações e esclarecimentos referentes a operação diária, relacionamento com a franqueadora, assistência e suporte da marca. Assim, o candidato a empreendedor esclarece suas dúvidas com quem já está operando e, ao mesmo tempo, é avaliado pelos empresários mais antigos”, explica.


Expansão


Embalado pela expansão da Tostare café, Luis Renato Bischoff, lançou, em 2007, a ClickSushi. Especializada na arte de preparar e servir sushis e sashimis, a franquia, no final do mesmo ano, já operava em Juíz de Fora (Minas Gerais), Brasília e Recife (Pernambuco). O conceito, semelhante ao da Tostare café, “tem diferenciais poderosos”, afirma Bischoff. O sistema de delivery com pagamento pela internet e agendamento de pedidos é exclusividade ClickSushi.


Os conceitos propostos nas franquias Tostare café e ClickSushi foram exaustivamente testados e apresentaram resultados concretos. Por conta disso, Bischoff criou também a empresa Shopping das Franquias, que é uma desenvolvedora de franquias para terceiros. “Neste segmento, administramos a marca DNA Natural, rede composta de três unidades em Florianópolis (Lagoa da Conceição, Shopping Iguatemi e Shopping Beira Mar), especializada em alimentação saudável.


Nos próximos dias, será lançada a primeira franquia ambiental do Brasil. “Estamos trabalhando nesse projeto desde 2007 e ofereceremos ferramentas e soluções ambientais ao consumidor doméstico, ao empreendedor de pequeno porte, ao condômino. Enfim, à todos que entendem a urgência da mudança de hábitos e conceitos relativos ao meio ambiente e sua regeneração”, revela Bischoff.


Serviço:
Sebrae no Rio Grande do Sul – (51) 3216-5165, 3216-5182 ou 9955-8192
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800
Sebrae/RS Metropolitana – (51) 3216-5006

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.