Torrefadora Santa Clara e Café Três Corações anunciam joint venture

Nasce nova empresa que busca a liderança do mercado de café no Brasil

30 de dezembro de 2005 | Sem comentários Consumo Torrefação
Por: News Cafeicultura


A torrefadora Santa Clara e a Strauss-Elite, grupo israelense detentor da
mineira Café Três Corações, anunciam uma joint venture através da qual
constituem uma nova empresa: a Santa Clara Participações Ltda. A empresa já
nasce com resultado de vendas de 70 mil toneladas/ano de café torrado e moído, o
que corresponde a cerca de 10% do mercado brasileiro. Com o acordo, será criada
uma holding na qual os acionistas terão participações e direitos iguais no
controle e estrutura societária (50%).

A Santa Clara ganha competitividade e trabalhará para conquistar a liderança
da indústria brasileira de café. A decisão surgiu após cinco anos de
relacionamento e o acordo foi possível porque as duas empresas compartilham a
mesma visão e valores, e buscavam permanentemente a excelência, declara Pedro
Lima, presidente executivo da nova empresa. Nosso objetivo é ampliar os negócios
especialmente no território nacional, hoje o segundo maior mercado consumidor de
café no mundo acrescenta.

Combinaremos o potencial da Santa Clara, toda a sua experiência de mercado,
seu espírito de liderança, seus avanços tecnológicos e suas competências
gerenciais ao know how, tecnologia, potencial de desenvolvimento de novos
produtos, marketing e expertise na atuação internacional do grupo Strauss-Elite,
afirma Pieter Polhuijs, da Strauss-Elite, que assume a presidência do Conselho
de Administração da Santa Clara.

A Café Três Corações, atualmente líder em Minas Gerais, está sendo
incorporada e exercerá um papel fundamental no portfólio da nova empresa, que
pretende investir na marca para que ela tenha alcance nacional.

A Santa Clara inicia suas atividade com aproximadamente 2.200 funcionários
alocados em 18 unidades localizadas em três regiões – Nordeste, Norte e Sudeste
– e 14 Estados (PA, SE, CE, PE, PB, AP, AL, MG, RN, RJ, BA, MA, PI, AM).

A sede será em Fortaleza, CE, local de origem da Santa Clara. As duas
empresas já vinham investindo nos últimos anos no desenvolvimento tecnológico e
pretendem garantir a continuidade dos investimentos, especialmente nas áreas de
Vendas e Marketing.


Responsabilidade Social

Os objetivos da nova empresa formada pela joint venture entre a Santa Clara e
a Três Corações/Strauss-Elite são priorizar o bem-estar da população, a
qualidade de vida de seus colaboradores, seja no âmbito pessoal, profissional,
intelectual ou emocional, e a participação social na vida das comunidades onde
atua. Para tanto, os projetos sociais atualmente desenvolvidos pela Santa Clara
terão todo o apoio da Três Corações/Strauss Elite. Entre eles:

Ação de Cidadania Voluntária

Iniciada nos anos 90, a campanha tem como objetivo a conscientização da
população quanto à iniciativa de cada cidadão em manter a cidade limpa.

Fundação Raimundo Fagner

A Santa Clara apóia o projeto musical da Fundação Raimundo Fagner, uma
instituição que atende a cerca de 400 crianças e adolescentes.

Projeto Educação de Adultos

Em parceria com o SESI – Serviço Social da Indústria, a Santa Clara vem
trazendo a cada ano mais alunos para a sala de aula por meio do Espaço
Educacional Joana Rêgo de Lima

Projeto Educar Vendendo

Projeto desenvolvido com as demonstradoras da Santa Clara. Além de oferecer o
produto aos consumidores, elas divulgam ações educativas na área da saúde.

Inclusão Digital na unidade Natal

A Santa Clara disponibiliza sala e computadores para o aprendizado das
pessoas da comunidade em noções de informática.


Quem são ?


Santa Clara Ind. e Com. de Alimentos LTDA www.santaclara.com.br

A Santa Clara é a segunda maior empresa de café no Brasil. Fundada há 46
anos, nasceu nas montanhas do interior do Rio Grande do Norte, em São Miguel, a
450 km de Natal através do pioneirismo do Sr. João Alves de Lima. Atualmente, é
um complexo empresarial com sede no Ceará que reúne três grandes áreas de
atividades: negócios de café em grão cru, industrialização e comercialização.
Essas áreas são operacionalizadas através de três unidades fabris, onze
distribuidoras, além de duas unidades de operação com café in natura (café
verde). O projeto de expansão para a região Sudeste iniciou-se em 2003, com a
compra da torrefadora Pimpinella, no Rio de Janeiro. A Santa Clara conta hoje
com 1.800 colaboradores, uma produção de 100 mil sacas/mês e o resultado de
vendas de 60 mil toneladas em 2005. Produtos: Cafés (Linha Santa Clara, Linha
Kimimo, Linha Pimpinela); Milhos e Derivados (Linha Dona Clara, Linha Claramil,
Linha Kimimo); Diversos (Linha Santa Clara – Filtro de Papel e Achocolatados,
Linha Dona Clara – Tempero Misto, Cafeterias).


Grupo Strauss-Elite www.eliteintcafe.com

Criado em 1997, o Grupo Strauss-Elite – líder no segmento alimentício em
Israel – nasceu da aquisição da Elite pela Strauss, cada uma com mais de 60 anos
de experiência no setor alimentício, operando em Israel, Europa e Estados
Unidos. A Divisão de Café internacional do grupo é a Elite Internacional, com
sede em Amsterdã, na Holanda. Países onde a Divisão de Café está presente:
Brasil, Israel, Polônia, Ucrânia, Romênia, Bulgária, Rússia, Sérvia Montenegro e
Suíça. O Grupo Strauss-Elite está entre as dez maiores indústrias de café do
mundo e conta com 18 fábricas. Os principais parceiros em Israel são Danone,
Unilever, PepsiCo (Frito-Lay). Em dezembro de 2000, adquiriu o Café 3 Corações,
no valor de US$ 40 milhões. Produtos: Iogurtes, Sobremesas Lácteas, Queijos,
Sorvetes, Bebidas à base de Leite, Saladas, Café, Confeitaria, Snacks,
Chocolate.


Café Três Corações S.A www.3coracoes.com.br  

Com 35 anos no mercado, a Três Corações é hoje a principal indústria de café
do Estado de Minas Gerais e está entre as oito maiores do Brasil, líder no
mercado mineiro na categoria café e líder no Brasil na categoria cappuccino.
Localizada no município de Santa Luzia, próximo à capital Belo Horizonte, a
empresa conta com 280 colaboradores, 27 produtos distribuídos em todo o País,
além de uma fábrica de torrefação e moagem, que ocupa uma área de 70.000 m². A
Três Corações faz parte do Grupo Strauss-Elite desde dezembro de 2000. A
produção anual é de 20 mil sacas de grãos/mês resultando em vendas de 12 mil
toneladas em 2005. Produtos: Café (Tradicional, Extra Forte, Café Fort,
Expresso, Expresso Premium, Solúvel; Cafés especiais), Café com Leite Três
Corações, Cappuccino (Classic, Chocolate, Baunilha, Canela, Diet, Light),
Achocolatado.



Fonte:
CDN-Companhia de Notícias
wloures@cdn.com.br
Press
Comunicação Empresarial

tiane@presscomunicacao.com.br
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.