Nasce nova empresa que busca a liderança do mercado de café no Brasil
A torrefadora Santa Clara e a Strauss-Elite, grupo israelense detentor da A Santa Clara ganha competitividade e trabalhará para conquistar a liderança Combinaremos o potencial da Santa Clara, toda a sua experiência de mercado, A Café Três Corações, atualmente líder em Minas Gerais, está sendo A Santa Clara inicia suas atividade com aproximadamente 2.200 funcionários A sede será em Fortaleza, CE, local de origem da Santa Clara. As duas Responsabilidade Social Os objetivos da nova empresa formada pela joint venture entre a Santa Clara e Ação de Cidadania Voluntária Iniciada nos anos 90, a campanha tem como objetivo a conscientização da Fundação Raimundo Fagner A Santa Clara apóia o projeto musical da Fundação Raimundo Fagner, uma Projeto Educação de Adultos Em parceria com o SESI – Serviço Social da Indústria, a Santa Clara vem Projeto Educar Vendendo Projeto desenvolvido com as demonstradoras da Santa Clara. Além de oferecer o Inclusão Digital na unidade Natal A Santa Clara disponibiliza sala e computadores para o aprendizado das Quem são ? Santa Clara Ind. e Com. de Alimentos LTDA www.santaclara.com.br A Santa Clara é a segunda maior empresa de café no Brasil. Fundada há 46 Grupo Strauss-Elite www.eliteintcafe.com Criado em 1997, o Grupo Strauss-Elite – líder no segmento alimentício em Café Três Corações S.A www.3coracoes.com.br Com 35 anos no mercado, a Três Corações é hoje a principal indústria de café Fonte:
mineira Café Três Corações, anunciam uma joint venture através da qual
constituem uma nova empresa: a Santa Clara Participações Ltda. A empresa já
nasce com resultado de vendas de 70 mil toneladas/ano de café torrado e moído, o
que corresponde a cerca de 10% do mercado brasileiro. Com o acordo, será criada
uma holding na qual os acionistas terão participações e direitos iguais no
controle e estrutura societária (50%).
da indústria brasileira de café. A decisão surgiu após cinco anos de
relacionamento e o acordo foi possível porque as duas empresas compartilham a
mesma visão e valores, e buscavam permanentemente a excelência, declara Pedro
Lima, presidente executivo da nova empresa. Nosso objetivo é ampliar os negócios
especialmente no território nacional, hoje o segundo maior mercado consumidor de
café no mundo acrescenta.
seu espírito de liderança, seus avanços tecnológicos e suas competências
gerenciais ao know how, tecnologia, potencial de desenvolvimento de novos
produtos, marketing e expertise na atuação internacional do grupo Strauss-Elite,
afirma Pieter Polhuijs, da Strauss-Elite, que assume a presidência do Conselho
de Administração da Santa Clara.
incorporada e exercerá um papel fundamental no portfólio da nova empresa, que
pretende investir na marca para que ela tenha alcance nacional.
alocados em 18 unidades localizadas em três regiões – Nordeste, Norte e Sudeste
– e 14 Estados (PA, SE, CE, PE, PB, AP, AL, MG, RN, RJ, BA, MA, PI, AM).
empresas já vinham investindo nos últimos anos no desenvolvimento tecnológico e
pretendem garantir a continuidade dos investimentos, especialmente nas áreas de
Vendas e Marketing.
a Três Corações/Strauss-Elite são priorizar o bem-estar da população, a
qualidade de vida de seus colaboradores, seja no âmbito pessoal, profissional,
intelectual ou emocional, e a participação social na vida das comunidades onde
atua. Para tanto, os projetos sociais atualmente desenvolvidos pela Santa Clara
terão todo o apoio da Três Corações/Strauss Elite. Entre eles:
população quanto à iniciativa de cada cidadão em manter a cidade limpa.
instituição que atende a cerca de 400 crianças e adolescentes.
trazendo a cada ano mais alunos para a sala de aula por meio do Espaço
Educacional Joana Rêgo de Lima
produto aos consumidores, elas divulgam ações educativas na área da saúde.
pessoas da comunidade em noções de informática.
anos, nasceu nas montanhas do interior do Rio Grande do Norte, em São Miguel, a
450 km de Natal através do pioneirismo do Sr. João Alves de Lima. Atualmente, é
um complexo empresarial com sede no Ceará que reúne três grandes áreas de
atividades: negócios de café em grão cru, industrialização e comercialização.
Essas áreas são operacionalizadas através de três unidades fabris, onze
distribuidoras, além de duas unidades de operação com café in natura (café
verde). O projeto de expansão para a região Sudeste iniciou-se em 2003, com a
compra da torrefadora Pimpinella, no Rio de Janeiro. A Santa Clara conta hoje
com 1.800 colaboradores, uma produção de 100 mil sacas/mês e o resultado de
vendas de 60 mil toneladas em 2005. Produtos: Cafés (Linha Santa Clara, Linha
Kimimo, Linha Pimpinela); Milhos e Derivados (Linha Dona Clara, Linha Claramil,
Linha Kimimo); Diversos (Linha Santa Clara – Filtro de Papel e Achocolatados,
Linha Dona Clara – Tempero Misto, Cafeterias).
Israel – nasceu da aquisição da Elite pela Strauss, cada uma com mais de 60 anos
de experiência no setor alimentício, operando em Israel, Europa e Estados
Unidos. A Divisão de Café internacional do grupo é a Elite Internacional, com
sede em Amsterdã, na Holanda. Países onde a Divisão de Café está presente:
Brasil, Israel, Polônia, Ucrânia, Romênia, Bulgária, Rússia, Sérvia Montenegro e
Suíça. O Grupo Strauss-Elite está entre as dez maiores indústrias de café do
mundo e conta com 18 fábricas. Os principais parceiros em Israel são Danone,
Unilever, PepsiCo (Frito-Lay). Em dezembro de 2000, adquiriu o Café 3 Corações,
no valor de US$ 40 milhões. Produtos: Iogurtes, Sobremesas Lácteas, Queijos,
Sorvetes, Bebidas à base de Leite, Saladas, Café, Confeitaria, Snacks,
Chocolate.
do Estado de Minas Gerais e está entre as oito maiores do Brasil, líder no
mercado mineiro na categoria café e líder no Brasil na categoria cappuccino.
Localizada no município de Santa Luzia, próximo à capital Belo Horizonte, a
empresa conta com 280 colaboradores, 27 produtos distribuídos em todo o País,
além de uma fábrica de torrefação e moagem, que ocupa uma área de 70.000 m². A
Três Corações faz parte do Grupo Strauss-Elite desde dezembro de 2000. A
produção anual é de 20 mil sacas de grãos/mês resultando em vendas de 12 mil
toneladas em 2005. Produtos: Café (Tradicional, Extra Forte, Café Fort,
Expresso, Expresso Premium, Solúvel; Cafés especiais), Café com Leite Três
Corações, Cappuccino (Classic, Chocolate, Baunilha, Canela, Diet, Light),
Achocolatado.
CDN-Companhia de Notícias
wloures@cdn.com.br
Press
Comunicação Empresarial
tiane@presscomunicacao.com.br