03/08/2009 – A SCIC (Sondagem Conjuntural da Indústria de Café) pesquisa mensalmente realizada entre as indústrias associadas à Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), desde junho de 2003, mês cujo volume de vendas, chamado de Indice Setorial de Desempenho, foi tomado como base igual a 100 pontos mostrou que, em junho, as indústrias tiveram aumento de 20% nas suas vendas, na comparação com janeiro de 2009.
As informações partem da ABIC, segundo noticiou o Coffee Break. Os resultados do Indice Setorial de Desempenho, que desde fevereiro é respondido por 60 empresas do setor, de todos os portes e tamanhos, continuam surpreendendo as indústrias, uma vez que a Abic projetava um crescimento mais conservado em 2009.
Na comparação com o mês anterior, maio, o índice de junho de 2009 teve alta de 4,08%, porém, quando comparado a junho do ano passado, o avanço foi de 33,14%. No entanto, a indústria de café se ressente da baixa rentabilidade dos negócios.|
“Com os preços aos consumidores estáveis em junho, as indústrias não se beneficiaram de eventuais reduções nos preços do grão cru e, mesmo assim, algumas vendas mais agressivas acabaram por deprimir os preços, impedindo a recuperação da renda da indústria”, apontou o relatório.
A média móvel de longo prazo, ou seja, 12 meses, mostra que o consumo também está se ampliando, dado confirmado igualmente pela média móvel de 6 meses. “Entre as empresas por porte destacamos que em junho/2009 houve crescimento para os três portes de indústrias.
Entretanto, a análise mostra que as empresas de pequeno porte estão, em média, produzindo 14,26% a mais que em junho/2003, enquanto as de médio porte estão produzindo 38,21% a mais e as de grande porte, produzindo 71,86% a mais que naquele mês inicial da pesquisa”, concluíram Nathan Herszkowicz, diretor executivo, e Natal Martins, da área de pesquisas, que assinaram a SCIC. (LC)