fonte: Cepea

TORREFAÇÃO – Selo de pureza garante qualidade do cafezinho

19 de setembro de 2011 | Sem comentários Consumo Torrefação
Por: Circuito On Line - Cuiabá/MT

O cafezinho é uma das paixões do brasileiro, acostumado a apreciar a bebida seja no início da manhã, na panificadora, no trabalho e ainda existem aqueles que preferem tomar durante todo o dia.


Para ter qualidade, é fundamental que o café seja puro e os consumidores podem verificar essa informação por meio do selo de pureza, expedido pela Associação Brasileira das Indústrias de Café (Abic) nos rótulos das embalagens que possuem esta certificação.


O selo de pureza, que já era um instrumento importante para o consumidor, na opinião de Manoel Assis, diretor Comercial e Industrial da Mitsui Alimentos, uma das maiores torrefadoras e exportadoras de café do país, se tornou essencial desde a regulamentação do Ministério da Agricultura para o café torrado em grão e o moído. A partir da determinação do órgão do Governo Federal, as impurezas, ou seja, cascas e paus estão limitados a 1% e o teor de umidade em 5% no café. “A Mitsui Alimentos é uma das empresas devidamente certificadas pela associação com o selo de pureza, dando aos seus clientes ainda mais credibilidade do produto ofertado”, destaca o diretor.


A fiscalização está em prosseguimento pela União nas prateleiras dos supermercados e estabelecimentos que vendem café, o que torna o selo da impureza interessante também para o varejo, que tem a garantia de adquirir um produto puro para vender aos consumidores. Apenas neste ano, 2.880 amostras de café em todo o país serão analisadas.


Criado há 22 anos pela Abic para reduzir as fraudes e adulterações do café no país, o selo é pioneiro no setor de bebidas e alimentos. Neste período, a instituição certificou exatamente 1.111 marcas de 466 indústrias brasileiras associadas, que passaram pelo processo de análise em laboratórios credenciados.


A melhoria na qualidade do café também resultou no aumento da produção. Em 1985, seis milhões de sacas eram industrializadas no país, enquanto atualmente, mais de 19 milhões são produzidas.


Consumidores de café no Brasil já têm conhecimento sobre o selo de pureza, de acordo com pesquisas realizadas pela associação, e a certificação se tornou um dos motivadores para a escolha da marca. Por meio do site da Abic, vendedores e consumidores podem ter acesso à relação de marcas autorizadas para o uso do selo de pureza: (http://www.abic.com.br/publique/media/SEP_marcasautorizadas.pdf).


A Mitsui Alimentos produz e comercializa café em todo o país pelas marcas Brasileiro, Bandeira, Três Fazendas e Bandeirantes.


Comentários


Jacinto Leite Aquino Rego

Mais um argumento mal colocado no título: 
 
O selo de pureza não garante “qualidade”. Ele garante apenas que o conteúdo do café é efetivamente café (e não milho, soja, etc).
 Mas você pode ter um rio-zona com selo de pureza Abic, pois é um produto com 100% café (apavorante, mas verdadeiro). Ou um café de estoque do governo, guardado a 20 gloriosos anos…
 
 E ainda assim será café.
 
 Ou seja, corrigindo o alforismo: selo de pureza é o primeiro passo na qualidade do café. É a base. Mas para garantir qualidade mesmo, eu prefiro confiar no selo PGQ da Abic, que certifica cafés em tradicionais, superior e gourmet.
 
 Tanto os cães como a Abic sabe disso!

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