TORREFAÇÃO – Recicladas, embalagens do Café Morro Grande ganham “segunda vida”

18 de setembro de 2009 | Sem comentários Novas Técnicas Tecnologias

Uma das características dos clientes Morro Grande é a fidelidade. Por gerações, o gosto de tomar o tradicional cafezinho está presente na mesa do café da manhã, no lanche de tarde, na copa do escritório ou na cafeteria da esquina, enfim, sempre nos bons momentos da vida. Neste contexto de proximidade com o cliente, as embalagens do Morro Grande passaram a ter uma função interessante. Um programa de troca, que incentiva o recolhimento para evitar o descarte no lixo comum, foi criado há mais de 25 anos, obtendo sucesso crescente desde sua origem.


Ao incentivar a troca das embalagens usadas por brindes como potes plásticos, baldes, bacias, pratos, copos, canecas, talheres e xícaras, o Morro Grande colocou em prática uma ação com dupla finalidade: valorizou a fidelidade de seus clientes e conseguiu amenizar o impacto ambiental ao evitar o descarte inapropriado.


Sem contar que o cliente Morro Grande desempenha, com essa ação de recolhimento para posterior troca, uma importante função de reciclador, já que reserva o material, sem deixá-lo em contato com o ambiente. É uma parceria com a empresa que auxilia, e muito, na preservação da natureza.


Agora, uma nova etapa deste processo é comemorada pela direção do Morro Grande. Todas as embalagens recolhidas – e são mais de 60 mil ao mês – estão sendo encaminhadas para uma empresa especializada em reciclagem, localizada na cidade de Itupeva, que transforma resíduos industriais em placas plásticas recicladas. Ou seja: a embalagem que o consumidor simplesmente descartaria hoje entra num processo para ser transformada em forros, divisórias, placas e tapumes revestidos em poliéster.



ANTES – Fardos de embalagens de poliéster e polietileno metalizados 
como as do Morro Grande – antes do processo de reciclagem


A escolha da Ecoway Sistema de Reciclagem ocorreu após pesquisas de mercado que identificaram a eficiência do sistema oferecido pela empresa, desenvolvido especificamente para a reciclagem de resíduos industriais de embalagens laminadas com polietileno – material usado na confecção das embalagens de café e que apresenta difícil reuso. Sua reciclagem é complexa e ainda pouco divulgada.



DEPOIS – Recicladas, as chapas apresentam excelentes resultados
quando utilizadas como tapumes, forros, placas e divisórias


A Ecoway® iniciou suas atividades em 2001, visando atender a crescente demanda por produtos reciclados. Desenvolveu o processo de fabricação de placas plásticas recicladas a partir de resíduos industriais. Com o passar dos anos, diversificou suas fontes de matéria-prima, sempre mantendo o objetivo de promover a reciclagem de materiais.


O processo da Ecoway traz diversos benefícios. No caso das placas, beneficia o gerador da matéria-prima, ao oferecer a redução da emissão de resíduos para os aterros sanitários, ação que se reverte em diminuição de custos operacionais. Para a Ecoway, a aquisição dos insumos repercute em matéria-prima para a produção de um produto mais resistente e econômico que o similar em madeira. Essencialmente, os aspectos positivos são múltiplos: prolongamento do uso de materiais, diminuindo a emissão em aterros e menos corte de árvores já que as chapas de madeira são substituídas por plásticas recicladas.



Para Sidney Fernandes, diretor comercial do Café Morro Grande, a parceria com a Ecoway representa a conquista de uma importante meta: a de obter uma finalidade sustentável para as embalagens. “Aproveitamos a interação com os nossos clientes, fruto da troca das embalagens por brindes promocionais e também conseguimos estabelecer um destino correto, com conceitos ecológicos de reutilização e reuso. Sem dúvida, um avanço para nossa empresa, funcionários, colaboradores e clientes”, completa o diretor.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.