“Qual a primeira marca que vem a sua cabeça quando se fala em…?”. É com essa pergunta que a pesquisa Anuário-Datafolha descobre quais as marcas mais lembradas pelos cearenses em 33 segmentos divididos em oito categorias: comunicação, educação, saúde, telefonia, alimentos e bebidas, varejo, serviços e empresas. O resultado demonstra a força de marcas cearenses, mesmo em áreas onde a competição inclui concorrentes nacionais.
Um dos bons exemplos é no setor de alimentos e bebidas. O café Santa Clara, de origem potiguar, mas de DNA cearense (tem matriz no Eusébio) venceu de modo isolado com 36,4% das respostas. Deixou em segundo a marca União (28,7%), a propósito, em processo de desaparecimento para deixar apenas café Pilão, ambas da multinacional Sara Lee.
A pesquisa é um dos conteúdos da edição 2009-2010, do Anuário, cujo lançamento será na segunda-feira, às 19 horas, no La Maison Dunas, em evento para convidados. A Coluna antecipa hoje alguns resultados.