Empresa de café gourmet expande negócios para mercado japonês
08/10/2009 – O Café do Centro, maior torrefadora de grãos gourmet e especiais do país, segue em expansão pelo continente asiático e acaba de inaugurar a terceira loja da marca, no bairro de Shinagawa, em frente à baía de Tóquio, no Japão. Com investimentos na ordem de R$ 600 mil, estima-se que cerca de 300 pessoas por dia passem pela unidade. Mesmo com a economia local um tanto enfraquecida ainda devido aos reflexos da crise financeira, o mercado japonês já vem dando sinais de recuperação.
Frente a esta situação, o Café do Centro, que acredita no sucesso e potencial de consumo asiático, abriu sua terceira unidade em solo Japonês. Rodrigo e Rafael Branco Peres, diretores da empresa revelam porque apostam neste mercado: “Nós conseguimos superar obstáculos, culturais e conquistamos a confiança do consumidor local.
Fazer com que uma marca brasileira de café gourmet, se torne uma cafeteria conhecida, com diferenciais, em termos de produtos, atendimento e design, não é tarefa das mais fáceis, mas temos nos saído bem, comentam os executivos”. Com quase 50m² de área, seis funcionários, a decoração do espaço é clean e relaxante, para dar um ar mais intimista, ao invés de cadeiras a loja conta com sofás.
No cardápio, estão produtos tipicamente brasileiros, além de para esta nova unidade terem sido desenvolvidos pratos lights como sanduíche e cachorro quente, mas continuam sendo servidos Cafés Gourmet (espresso e coado), Especiais de Origem, Frapês gelados, Café gelado, cappuccinos – todos do Café do Centro. Pão de queijo, pasteis, bolinhos de bacalhau, caipirinha e sucos de maracujá e manga também são itens indispensáveis no menu. O franqueado da terceira loja do Café do Centro, Sr. Akio Chikai, acredita que a empresa está no caminho certo “O mais importante para entrar no Mercado Asiático é ser uma cadeia de cafeterias procuradas e localizadas em lugares famosos, requintados e com fluxo de pessoas no Japão.
E as cafeterias do Café do Centro, estão todas dentro destes padrões. Com a economia e o mercado crescendo na China, Coréia e Taiwan é imprescindível ter know-how consolidado para que se tenha chances nesses mercados”, ressalta. A primeira cafeteria do Café do Centro no Japão fica no centro de Tóquio, numa área estratégica e privilegiada, próximo ao jardim do Palácio Imperial e foi inaugurada em 2006.
O projeto da primeira cafeteria brasileira em território Japonês, demorou 5 anos para ser concluído, já a segunda unidade está localizada no bairro nobre de Aoyama, próxima à embaixada brasileira e à sede da ONU. Cercada por ruas badaladas, repletas de lojas de grifes, a inauguração desta cafeteria foi mais ágil e demorou apenas 30 dias para ser concluída. A proposta de expandir para o Japão no formato de cafeterias e não conflitar com o mercado interno brasileiro, (onde já atuam no fornecimento de grãos gourmet e especiais), surgiu em 2001, quando a marca e executivos do país se aproximaram. Esta parceria rendeu três unidades no Japão, nos três últimos anos e agora caminha para duas novas cafeterias.
É o que afirmam os diretores do Café do Centro Rodrigo e Rafael Branco Peres, “Ainda continuamos as negociações no continente asiático, ainda sem local e data de abertura definidos, estamos em contato com possíveis novos investidores, para que possamos em longo prazo concretizar a marca de 100 lojas em dez anos”. O Café do Centro é uma das principais torrefadoras de Café Gourmet e Especial do país, que começou os negócios em São Paulo em 1916, quando a marca pertencia à família Nahum.
Em 1995 o Grupo de agronegócios Branco Peres adquiriu a marca e iniciou o processo de expansão e gestão do negócio. Além do café gourmet, a empresa é a única em solo nacional a disponibilizar todos os grãos de origem arábica – um tipo mais requintado, com blends diferenciados – de seis regiões diferentes do Brasil: Mogiana, Paraná, Bahia, Cerrado Mineiro, Espírito Santo e Sul de Minas. Com uma carteira de cerca de 3 mil clientes, o Café do Centro atua no fornecimento de cafés para restaurantes, bistrôs, cafeterias, bares, etc. Está presente na carta de lugares sofisticados, como Due Coucchi, Le Caserole e KAÁ. As informações partem da Agência de Notícias do Café / Café e Mercado.