fonte: Cepea

TOMAR CAFE / CORONAVIRUS – A Cafeina e um alcaloide do grupo das Xantinas. Por Armando Mattiello

Café, cacau e chá – pretos são os principais produtos que contém cafeína que entra na composição de medicamentos para a gripe.

27 de março de 2020 | Sem comentários Café & Saúde Mais Café
Por: Armando Mattiello Engº Agrônomo/Cafeicultor


TOMAR CAFÉ / CORONAVIRUS – A Cafeína é um alcaloide do grupo das Xantinas. Por Armando Mattiello



Guapé/MG, 20 de Março de 2020

Após apenas 5 minutos do seu consumo, a cafeína é encontrada em todas as partes do corpo e seus principais efeitos imediatos são o aumento do metabolismo, RELAXAMENTO DA MUSCULATURA LISA DOS BRANQUIOS, do trato biliar e de partes do sistema vascular. (Fonte: Jennifer Fogaça – Graduada em Química – Diversas Literaturas).

O Hábito de tomar café, desde que em doses moderados, 5 (cinco)xícaras de 50 ml/dia, não oferece nenhum risco ao organismo, muito pelo contrário, proporciona muitos benefícios como a diminuição da depressão (Fonte: Cientistas de Harvard School of Public Health) pelo aumento da produção da dopamina, noradrenalina e serotonina – hormônios pela sensação de bem estar. Inúmeros outros benefícios comprovados cientificamente etc.
O Café aumenta a acuidade mental e sensorial, eleva o nível de energia, tornando-os mais alertas e proporcionando bem estar.

A cafeína, do café que é a principal fonte de cafeína natural no mundo. Possui dois efeitos importantes no sistema respiratório. Ela estimula os neurônios do Centro Respiratório do cérebro, proporcionando um aumento da frequência e a intensidade de respiração, juntamente com efeito local nos BRONQUIOS, produzindo um satisfatório EFEITO BRONCODILATADOR. Essas propriedades mostram os benefícios no consumo regular do Café, mitigando problemas respiratórios (fonte: http:/www. Psiwb.med.br/formação/cafeína.html).

No Brasil temos 102 medicamentos registrados com cafeína na sua composição, muito dos quais visando problemas respiratórios. (Veja internet Google- CAFEINA – Medicamentos que contém cafeína como principio ativo).

O Conjunto cafeína e adrenalina estimula uma grande variedade de tecidos, potencializam a contração muscular, elevam o índice de quebra do glicogênio muscular e hepático (Mello, Kungler, Farah 2007), também tem ação ESTIMULANTE RESPIRATÓRIA (Batistuzzo, Itaya, Eto, 2011).

No Brasil a cafeína, como já citado, é encontrada em dezenas de aprovações medicamentosas, usadas como antigripais, doenças respiratórias, antitérmicos e miorelaxantes musculares (Fonte: Trabalho apresentado no III ciclo de iniciação Cientifica da Faculdade de São Paulo com três (3) professores mestres e 2 acadêmicos em 2015 – FSP- França 2005/2006)

Tomar Café é uma prática usual na população mundial. Com a catastrófica pandemia do CORONAVÍRUS, pesquisas demonstram que a cafeína, principal componente do café, tem ações comprovadas como demonstramos, no SISTEMA RESPIRATÓRIO aumentando a frequência e a intensidade de respiração, com EFEITO, BRONQUIO DILATADOR.
Dentro do contexto apresentado nesse descritivo podemos recomendar o café como um forte aliado, dentre outros tantos, na mitigação da incidência do CORONAVÌRUS.
O café, além disso, trará melhor bem estar aos usuários no lar ou no trabalho colaborando com a diminuição do ESTRESSE que estamos atravessando.

Tomar café é salutar, por inúmeros motivos e agora, com o CORONAVÍRUS, mais que nunca a população mundial deverá tomar mais café.

Armando Mattiello Engº Agrônomo/Cafeicultor

Diretor presidente da Associação dos Cafeicultores do Brasil

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.