Barista venceu o Campeonato Brasileiro de Brewers Cup no último fim de semana e será o embaixador dos cafés especiais do país no mundial da categoria, na Indonésia
O barista Thiago Sabino, da Sabino Torrefação, de São Paulo (SP), é o novo vencedor do Campeonato Brasileiro de Brewers Cup. Realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), como ação do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, a competição, que aconteceu de 20 a 22 de março, no Instituto Agronômico (IAC), em Campinas (SP), testou a habilidade de baristas de todo o país no preparo do café especial filtrado.
Sabino foi o competidor que, em 10 minutos, apresentou o melhor desempenho no preparo e na apresentação do café especial, através do método filtrado. O pódio foi completado pelo vice-campeão Gabriel Agrelli, da Daterra Coffee / Abigail Coffee, de Campinas (SP), e pelo terceiro colocado Daniel Vaz, da Five Roasters, do Rio de Janeiro (RJ).
“Depois de sete anos desde meu último título nacional, havia declarado minha aposentadoria dos campeonatos, mas o fogo que ardia dentro de mim não havia se apagado. Não pude resistir à tentação de voltar aos palcos e, no ano passado, retornei com fome de vitória, mas a derrota na semifinal me deixou com um gosto amargo. Não estava satisfeito. Prometi que voltaria mais forte e determinado do que nunca. E aqui estou, campeão brasileiro de Brewers Cup 2025! É um sentimento indescritível, uma mistura de alegria, alívio e orgulho”, revela, em suas redes sociais, Sabino, que também já venceu as competições nacionais de Coffee in Good Spirits e, por duas vezes, a de Barista.
O direto executivo da BSCA, Vinicius Estrela, celebra o sucesso das competições de barismo no Brasil, em especial pela confiança dos produtores, que fornecem seus cafés especiais aos competidores, e dos baristas, que fazem o trabalho de conectar a produção ao consumidor final.
“A nossa mensagem ao mundo é que a BSCA, como entidade que representa os cafés especiais do Brasil, tem essa vocação de protagonismo, de inovação e de realizar trabalhos, como os campeonatos de barismo, para projetar nosso setor em todo mundo. O Thiago, agora, é o mais recente embaixador dos cafés especiais brasileiros, tendo a primeira atividade já agendada, que é a disputa do mundial de Brewers Cup, em Jacarta, na Indonésia, de 15 a 17 de maio”, comenta.
Sabino também reconhece a relevância dos campeonatos e todo o trabalho de organização realizado para que eles se tornem realidade. “Agradeço a organização da BSCA. O evento estava incrível e sem vocês nada disso seria possível. Agradecimento especial a todos os voluntários e juízes, a quem externo meu total respeito e admiração pelo trabalho sério realizado”, reconhece o campeão.
O diretor executivo da BSCA recorda que, em seus quase três anos à frente da entidade, tem a grata satisfação de ver o Brasil ter produzido dois campeões mundiais: Boram Um e Dionatan de Almeida, vencedores dos Campeonatos Mundiais de Barismo e Cup Tasters, respectivamente.
“Eles vêm levando a imagem positiva do café especial brasileiro mundo a fora, assim como todos os competidores nacionais, que, no seu dia a dia, na sua jornada de trabalho, promovem os cafés especiais brasileiros aos consumidores. Faço votos para que o Thiago possa nos representar muito bem no mundial e levar, novamente, a bandeira do Brasil e o nosso café especial ao lugar mais importante da competição”, almeja Estrela.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura