Águeda Cristina
Na prova da xícara, especialistas fazem a análise sensorial da bebida na 2ª etapa do concurso
LAVRAS (04/11/09) – O 6º Concurso de Qualidade Cafés de Minas termina nesta quinta-feira (5), em Lavras (Sul do Estado), com a entrega de certificado aos finalistas. As atividades de encerramento serão realizadas no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (Ufla), a partir de 9h, e incluem a premiação e o leilão dos cinco primeiros colocados, de cada uma das categorias de grãos concorrentes (Natural e Cereja Descascado). Uma novidade na edição deste ano é a instituição do Prêmio Destaque de Sustentabilidade, que será concedido a um cafeicultor de cada categoria, que tiver a propriedade certificada por meio do Programa Certifica Minas Café, do Governo do Estado ou por outra iniciativa.
O concurso recebeu um total de 960 inscrições. Os cinco melhores cafés foram selecionados entre os 33 classificados de cada categoria, em ordem crescente de qualidade. “As amostras, oriundas de cafés colhidos antes das chuvas, estavam muito boas, então selecionamos 33 finalistas da cada categoria, ao invés de 30, como estava inicialmente previsto”, justificou o gestor do concurso e coordenador estadual da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Marcos Fabri Júnior.
Fabri Júnior destacou o diferencial do concurso estadual, em relação aos demais realizados. “Este concurso incentiva a participação de todos os produtores, principalmente os agricultores familiares, já que é exigido um mínimo de 10 sacas da café para concorrer”, explicou. “Além disso, esta é única vitrine de cafés especiais do Estado, num concurso que é um meio, não um fim. Meio de divulgação do café, de aproximação entre produtor e consumidor, sem intermediários na cadeia produtiva, de melhorar os processos de produção e, principalmente, de buscar a excelência da qualidade do produto final”, disse.
O Concurso de Qualidade Cafés de Minas é uma realização do Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e da Ufla. A iniciativa tem como parceiros o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig), o Centro de Excelência de Café de Machado, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sul de Minas – Campus Machado, o Polo de Excelência de Café de Machado e Polo de Excelência de Café de Viçosa, além de várias instituições da iniciativa privada.
No ano passado, os vencedores do concurso estadual de café mineiro conquistaram respectivamente o primeiro e segundo lugares nas categorias Natural e Cereja Descascado, do concurso nacional promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Por isso, os dois primeiros classificados no ranking dos cinco da cada categoria deste ano serão inscritos no concurso da Abic, a ser realizado durante o Encontro Nacional das Indústrias de Café (Encafé), no dia 21 de novembro, na Praia Guarajuba, Distrito de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.
Festival de doces e bebidas de café
Paralelo à cerimônia de encerramento do 6º Concurso de Qualidade Cafés de Minas, será realizado também nesta quinta-feira, no galpão anexo ao Salão de Convenções da Ufla, o Festival Sul Mineiro Delícias do Café. O evento vai mostrar, entre 12h e 13h30, outras formas de se consumir o grão, no preparo de pratos doces e outras bebidas, além do conhecido “cafezinho”.
Confira a programação completa:
9h – Degustação dos cafés vencedores do 6º Concurso de Qualidades dos Cafés de Minas Gerais
12h – Festival Sul Mineiro “Delícias do Café”
13h30 – Homenagem e premiação do festival “Delícias do Café”
14h – Homenagem e premiação dos “Melhores Cafés de Minas Gerais”
15h – Leilão dos “10 Melhores Cafés de Minas Gerais”
16h – Encerramento e Confraternização.