Tempo abre e temperatura sobe no cinturão produtor de café

20 de setembro de 2013 | Sem comentários Mercado Previsão do Tempo
Por: Newscafeicultura com SOMAR, IAPAR e INPE

A umidade da Amazônia volta a se concentrar sobre o sul do Brasil e favorece o retorno das chuvas para aquela Região. O tempo abre em todo o cinturão produtor de café e a temperatura rapidamente sobe. Com o calor, podemos ter chuvas isoladas no fim das tardes. Esse quadro vale para todo o fim de semana, até o domingo quando as chuvas retornam para o Paraná. No início da próxima semana a chuva retorna para parte do cinturão produtor.


Na sexta-feira as condições atmosféricas são desfavoráveis para formação de geadas no Paraná.


Forte instabilidade em grande parte do Sul do Brasil


 Nesta sexta-feira (20/09), ocorrerão temporais severos desde o norte do RS, em SC e centro-sul do PR. Nas demais áreas do Sul do Brasil, no sul do MS e no sudoeste e sul de SP, estará nublado e com pancadas de chuva, que pode acarretar em acumulados significativos de chuva em pontos isolados.
 
Brasil doa toneladas de alimentos para cafeicultores na Guatemala


O Brasil doou nesta quinta-feira 4.600 toneladas de alimentos à Guatemala para atender milhares de pequenos cafeicultores pobres afetados pela praga da ferrugem nos plantios de café, informou uma fonte oficial.


A doação – arroz em sua maioria – será distribuída entre 10 mil famílias de cafeicultores “com insegurança alimentar severa, moderada, ou leve, em 19 dos 22 departamentos” do país, destacou uma nota da Agência Guatemalteca de Notícias (AGN).


O diretor da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Enrique Monterroso, disse que mais de 72 mil pessoas serão beneficiadas no total.


A entrega às famílias será feita dentro do programa nutricional Fome Zero que está sendo implementado pelo governo guatemalteco. Conta ainda com o apoio do Programa Mundial de Alimentos (PMA).


O fungo da ferrugem atingiu 70% dos 274 mil hectares de café semeados no país, segundo dados da Associação Nacional do Café (Anacafé). A praga provocará uma queda de 15% nas exportações guatemaltecas de café na colheita atual, iniciada em outubro de 2012 e que termina este mês, acrescenta a Anacafé.


Dados oficiais indicam que a fome e a desnutrição atingem mais de 50% dos 15 milhões de guatemaltecos.


 


 Agence France-Presse

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.