(Reuters ) O furacão Matthew alcançou a costa da Nicarágua nesta sexta-feira, movendo-se ao longo do Honduras e do Caribe e da Guatemala.
Mais de 260 pessoas já morreram na Guatemala até agora nas repentinas inundações . Em 1998, o furacão Mitch rasgou através de América Central, matando mais de 11.000 pessoas . Era a maior tempestade da história .
A tempestade tropical Matthew enfraqueceu fortemente na América Central neste domingo e a Guatemala foi poupada por danos maiores , mas as produções agrícolas de açúcar foram ameaçadas pela alagações das chuvas e as fazendas de café também foram afetadas .
Na região da Guatemala as ruas foram inundadas , com crianças sendo carregadas nos ombros e os trabalhadores abriram estradas para aviões pequenos , mas os impáctos da tempestade ainda continuam .
“Até agora não houve nenhum relatório das mortes ou ferido,” disse Alejandro Maldonado, um oficial sênior dos serviços de urgências da Guatemala, que disse ainda que 500 pessoas tinham sido evacuadas das cidades orientais.
Os trabalhadores de salvamento da Guatemala e no estado mexicano do sul de Tabasco permaneceram em alerta enquanto os níveis do rio aumentavam-se .
As autoridades de Honduras evacuaram mais de 3.660 pessoas da área em torno da principal cidade produtora de açucar e café do país, o Sula de San Pedro, que foi atingida por Matthew ao longo da costa do Cararibe de Honduras na sexta-feira.
As fábricas de Honduras que exportam para os Estados Unidos não imundaram , mas as colheitas de grãos e de banana foram danificadas enquanto os rios estouraram seus bancos.
Havia poucos detalhes imediatos da extensão das perdas .
“As inundações estão aumentando através de Sula, alcançando cidades e plantações da grãos e de banana,” disse o porta-voz Corina Mejia dos serviços de urgências do governo .
Matthew poderá despejar até 20 polegadas de chuva em algumas áreas do sul do México do sul e da Guatemala . Os portos de petróleo do México foram abertos e funcionando normalmente no domingo.
Avaliações de Impácto
Os fazendeiros de café e de açúcar enfrentam as chuvas desde o início dos furacões deste ano .
Os produtores estão preocupados porque poderão atrasar o começo da colheita de café e de açúcar, mas esperam-se ter um maior impacto das perdas nesta segunda-feira.
“Nós ainda estamos avaliando a situação,” disse Mario Yarzebski, presidente da associação comercial e internacional dos produtores de açúcar da Guatemala.
As perdas do açúcar poderão ser sérias porque as áreas produtoras foram imundadas e ainda poderão receber mais chuvas . As árvores de café igualmente arriscam a a ter doenças de fundos e perdas de umidades .
A América Central produziu 4.43 milhões de toneladas métricas de açúcar na colheita de 2009/10 e estavam esperando uma colheita maior este ano .
A guatemala é o maior produtor de açúcar da América Central e previu este mês que sua colheita de 2010/11 seria 5 por cento mais baixa do que as 2.34 milhões de toneladas métricas produzidas em 2009/10 .
Traduzida pela equipe Cafedaterra .