Temperatura em Patrocínio foi superior à média histórica em janeiro

14 de fevereiro de 2011 | Sem comentários Mercado Previsão do Tempo

Ascom Acarpa


Editado e resumido baseado no Boletim de Avisos nº 5 da Estação de Avisos Fitossanitários


A temperatura média do mês de janeiro, no cerrado mineiro foi de 22,4°C, superior à média histórica de 21,9°C. A temperatura máxima absoluta foi de 33,6°C em Patrocínio e a mínima de 14,3°C. De acordo com informações do Inmet, a forte onda de calor continua provocando altas temperaturas e ainda baixa umidade do ar na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.


O índice pluviométrico de 226,0 mm foi semelhante à média histórica para o mês que é de 233,0 mm. Pela equação de Thorthwait & Mather, ao final do mês foi registrado um armazenamento de 58,7 mm, com excedente de 175,4 mm.


Quanto ao crescimento vegetativo, o crescimento foi de 6,1 nós. Em relação às doenças e pragas, o índice de infecção por ferrugem nas lavouras amostradas, o índice médio foi de 19,0%, variando de 8,5% a 32,0%.


A infecção por Cercóspora na região teve  média de 7,5%, uma média de 1,9% a mais que em dezembro de 2010. Quanto à Phoma , 5,4% foi a média de infecção.  O Bicho Mineiro teve ataque médio de 5,4%, devendo-se efetuar o monitoramento de adultos e larvas vivas, principalmente em lavouras novas para verificar a necessidade de controle.  O ácaro vermelho não sofreu incidência e a broca teve um índice médio de grãos brocados em 1,5%, variando de 0% a 4,3%.


Alerta Geral
 


§  As precipitações de janeiro se concentraram do dia 1º ao dia 18, seguido por uma estiagem com início de um período de veranico com elevadas temperaturas. Com isso, no período chuvoso foi gerado um excedente hídrico e agora o armazenamento já se encontra abaixo da média  normal para este mês. A irrigação é necessária com fornecimento de uma lâmina média de 40 mm, podendo ser ainda maior se a evapotranspiração em fevereiro continuar superior à precipitação.


§  Os índices de ferrugem  nas lavouras sem controle amostradas, subiram rapidamente neste mês, com registro de até 32,0% de folhas infectadas. Mesmo em lavouras com tratamento prévio, é recomendado o monitoramento e controle com fungicidas foliares, que também tenha ação sobre a cercóspora, quando necessário. O controle da ferrugem via fungicidas de solo já não é mais recomendado.


§  Os índices de grãos brocados começaram a evoluir sugerindo o monitoramento, com aplicação de inseticidas específicos, quando constatada a ocorrência acima de 3%.


§  Bicho Mineiro: Realizar monitoramento de larvas vivas, com  controle se necessário. O uso de inseticidas de solo em áreas com histórico de ataque já pode ser realizado.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.