Temor com crise derruba café em NY

12 de setembro de 2011 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: Valor

Por Fabiana Batista | De São Paulo


Considerada uma das commodities mais sensíveis a turbulências econômicas, o café caiu 4,96% na sexta-feira na bolsa de Nova York por conta das preocupações com a saúde financeira global. Os contratos com vencimento em dezembro fecharam a US$ 2,70 por libra-peso, queda de 1.410 pontos. Apesar do dia negativo, o café acumula alta de 11,66% no ano, segundo o Valor Data.


Analistas ouvidos pela Dow Jones Newswires disseram que o movimento foi causado por um dólar forte e pela preocupação com a crise da dívida na Europa. Além da falta de perspectivas positivas para a economia mundial, a previsão de aumento da oferta mundial de café também pressiona o mercado.


Na safra que começará em outubro, a expectativa é de que a produção cresça na Colômbia e na América Central, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).


Especialistas acreditam que os preços podem dar uma virada se os produtores de café no Brasil continuarem a segurar as vendas, à espera de cotações mais altas. “Eles estão muito disciplinados. A menos que vejamos um grande derretimento da economia, o mercado vai voltar”, disse Márcio Bernardo, da Newedge, à Dow Jones Newswires.


No mercado brasileiro, a sexta-feira também foi de forte queda. O indicador Cepea/Esalq para o grão arábica fechou com recuo de 4,08% a R$ 498,43 por saca.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.