Pesquisadores que já perceberam a importância da integração entre instituições e setores do sistema agroindustrial do café terão a oportunidade de mostrar projetos inovadores ao mercado nacional e internacional na quinta edição da Feira de Inovação Tecnológica (Inovatec), de 06 a 09 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte. O objetivo do evento, considerado o maior em divulgação e incentivo às inovações tecnológicas brasileiras, é promover a interação, a troca de experiência e a transferência de tecnologia entre pesquisadores, inventores, órgãos públicos, instituições de ensino e pesquisa e empresas. A Inovatec é promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).
Por compartilhar da mesma idéia de integração, o Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café, apóia a iniciativa do governo mineiro, sobretudo, pelo destaque recebido pelo agronegócio café e pela oportunidade que se apresenta ao segmento para uma demonstração de sua competitividade e de suas tecnologias inovadoras. Na visão de Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca, gerente geral da Embrapa Café, a interação entre as instituições de ciência e tecnologia e as empresas facilita a sinergia necessária para o desenvolvimento de projetos inovadores e sua efetiva utilização pelo mercado.
Como um dos setores em destaque, o café terá um espaço exclusivo para apresentar novas tecnologias, além de rodas de negócios para prospecção e difusão de demandas tecnológicas. Neste espaço, pesquisadores poderão apresentar resultados de estudos e participar de workshops. No portal da Inovatec http://inovatec2009.simi.org.br/areas/cafe/ os pesquisadores, empresários e demais profissionais poderão visualizar e sugerir formas de participação.
Incentivo à inovação
À liderança de Minas Gerais na produção de mais da metade de todo o café produzido no Brasil, a excelência em pesquisa cafeeira e a formação de profissionais do agronegócio facilitam o comprometimento da visão do Pólo de Excelência do Café (PEC/Café), outra iniciativa do governo mineiro de incentivo ao avanço tecnológico dos principais segmentos da economia. O foco da Inovatec reforça o papel articulador do PEC/Café em sua missão de promover o desenvolvimento competitivo e sustentável, por meio da integração de competências institucionais, estímulo à capacidade de inovação e geração de negócios de alto valor agregado.
O modelo de integração entre instituições de pesquisa e empresa possibilita a ampliação da capacidade de inovação, a agregação de conhecimento, a promoção de pesquisa aplicada, a formação de recursos humanos, o compartilhamento de recursos e a alavancagem de fontes adicionais de fomento para projetos e programas inovadores. Para Edinaldo José Abraão, gerente executivo do PEC/Café, a Inovatec estimula não apenas a consolidação do conhecimento em produto, como também o uso da tecnologia pode ser visto como um instrumento de desenvolvimento nacional.
Veja o blog do evento: http://inovatec2009.simi.org.br/
Cibele Aguiar (MTb 06097/MG)
Embrapa Café
cibele.aguiar@yahoo.com.br
http://sac.sapc.embrapa.br