Tecnologia na produção cafeeira será discutida em São Paulo

TEMPO REAL
20/05/2009
 
Tecnologia na produção cafeeira será discutida em São Paulo
 
 
13h59
MAPA


A produção cafeeira no Brasil diante da nova realidade mundial será o tema da palestra do gerente geral da Embrapa Café, Aymbiré Fonseca, no 3º Fórum & Coffee Dinner, dia 25 de maio, em São Paulo/SP. Ele vai contar a experiência do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café que, desde 1997, busca adaptar tecnologias para sustentar a produção e a produtividade do café no Brasil.


Coordenado pela Embrapa Café, o consórcio reúne as instituições de ensino, pesquisa e transferência de tecnologias que lidam com o café no País, em toda cadeia agroindustrial do produto. Hoje, são mais de 40 instituições reunidas em um arranjo institucional participativo, com coordenação nacional e execução descentralizada.


Para Aymbiré Fonseca, o consórcio prioriza pesquisas para favorecer o agronegócio do café, nas fases de produção, exportação e indústria. “Otimiza recursos das diferentes regiões, para que as instituições trabalhem aspectos peculiares de cada região, mas que as informações geradas sejam úteis, compartilhadas em rede”.


Com a pesquisa, o Brasil conseguiu melhorar a qualidade do café produzido. Hoje, já existem cultivares resistentes a pragas, a temperaturas mais elevadas e adaptadas a solos mais pobres. De acordo com Aymbiré Fonseca, a pesquisa contribuiu para preparar o País para momentos de crise. “O Brasil tem o café mais competitivo do mundo”, completa.


Financiado, sobretudo, com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), o consórcio conta com orçamento de R$ 15,3 milhões para 2009. “Esse investimento é fundamental para promover a modernização da produção cafeeira nacional”, enfatiza o diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Lucas Ferreira.


Brasil – O País possui uma área plantada de aproximadamente 2,2 milhões de hectares, em torno de seis bilhões de pés – pouco mais da metade só em Minas Gerais, que detém 49,2% do total nacional, sendo 98,5% do tipo arábica. Em segundo lugar vem o Espírito Santo, com 25,7% da colheita brasileira, com destaque para a produção do conilon.


Atualmente, o País é o maior produtor mundial, sendo responsável por 30% do mercado internacional de café, volume equivalente à soma da produção dos outros seis países maiores produtores. É também o segundo mercado consumidor, atrás somente dos Estados Unidos.


Fórum – O 3º Fórum & Coffee Dinner, organizado pelo Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), reunirá industriais, produtores, torrefadores e exportadores. Nesta edição, o tema central será Os novos Desafios – Novos Cenários da cultura no País. O evento terá a participação do secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone e do diretor do Departamento do Café, Lucas Ferreira, além do gerente geral da Embrapa Café, Aymbiré Fonseca.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.