Starbucks confirma renovação da parceria com ação comunitária através do programa youth action grant no brasil
São Paulo, setembro de 2013 – A Starbucks Brasil renova sua parceria com a ONG Ação Comunitária, beneficiado através do programa Youth Leadership Grant (bolsas de ação da juventude) pelo segundo ano consecutivo no Brasil, por meio do patrocínio de duas turmas do PPT – Programa de Preparação para o Trabalho – que atende jovens de 15 a 21 anos. A proposta do Programa é desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para a profissionalização e inclusão social desses jovens.
O programa internacional da marca, auxilia os jovens a criarem soluções positivas para as necessidades que são observadas nas comunidades. A Starbucks, em parceria com a Ação Comunitária, acredita que, ao apoiar os jovens, é possível fazer reais mudanças nas comunidades locais através da educação, cultura, empregabilidade e cidadania. Essas crianças e jovens são instigados e incentivados a participar, liderar e criar soluções criativas e positivas para os problemas que seus bairros enfrentam.
Os resultados obtidos principalmente no segundo semestre de 2012 revelam evoluções positivas das turmas atendidas pelo programa e variam de 40 a até 100%. Os jovens são atendidos em três etapas: aprender a ser – estimulando as conquistas pessoais, aprender a conviver – reconhecer seus direitos e deveres e aprender a conhecer e fazer – aquisição de competências necessárias para a vida produtiva.
A meta do programa global, Youth Leadership Grant, era deenvolver 50 mil jovens no mundo, que, por sua vez, inovarão, agirão e inspirarão 100 mil indivíduos em suas comunidades até 2015. No ano de 2012, esta meta foi excedida ao envolver no mundo 54 mil jovens, totalizando em mais de 1.8 milhões de horas de voluntariado pelos partners da Starbucks no mundo.
A Starbucks acredita no futuro desses jovens e apoiando a comunidade com o Youth Leadership Grant, espera ajudar a desenvolver a próxima geração de lideres que construirão negócios de sucesso socialmente responsáveis e organizações sem fins lucrativos.
“A Starbucks pretende atuar de forma construtiva para que as iniciativas desses jovens em suas comunidades se tornem ações concretas e positivas para a população local”, conta Renato Grego, Gerente de Marketing da Starbucks Brasil. “Acreditamos que para mudar nosso mundo, precisamos investir na melhoria e capacitação dos nossos jovens. Por meio deste programa, esperamos contribuir com ideias e soluções benéficas para todos”, conclui.
Segundo Maurício Guimarães, Gerente de Mobilização de Recursos da Ação Comunitária, um dos diferenciais do Programa é estabelecer parcerias com empresas para que os jovens formados pelo PPT sejam encaminhados ao mercado de trabalho. “Após a captação da vaga, identificamos o jovem com o perfil e encaminhamos ao processo seletivo. Eles podem ser contratados como estagiários, aprendizes, temporários ou efetivos. Este contato com o mundo corporativo e ter a chance de atuar em grandes empresas, os faz criar novas perspectivas de vida para si e os leva a querer mudar seu entorno.”, explica.
O projeto ainda consiste em desenvolver atividades de voluntariado, tanto pelos jovens atendidos como também pela equipe da Starbucks.