A liderança mundial do Brasil na produção do café vai contar com um poderoso aliado após o 31º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. A Syngenta desenvolveu um produto que vai ajudar os cafeicultores a enfrentar com mais eficiência a ferrugem e ou
O Priori Xtra é resultado de um significativo investimento da empresa na área de desenvolvimento de novos produtos e terá seu lançamento para a cultura do café no dia 26, durante o congresso, que ocorre entre os dias 25 e 28 de outubro em Guarapari, Espírito Santo.
Utilizado anteriormente nas culturas da Soja e do Trigo, o fungicida Priori Xtra mostrou um índice de satisfação de 100% entre os agricultores, graças aos ótimos resultados no campo, inclusive contra a ferrugem da soja. Essa atuação motivou a Syngenta a ampliar o “leque de proteção” para a cultura do
café.
O Priori Xtra reúne o ciproconazol e a azoxistrobina, dois ingredientes ativos capazes de garantir frutos mais saudáveis e menos vulneráveis às manchas. “Essa combinação possibilita uma melhor qualidade dos frutos, o que favorece a classificação do produto e seu valor de mercado”, informa Roberto Castro, gerente da divisão projetos de fungicidas da Syngenta.
O produto é uma inovação técnica, já que é uma combinação dos princípios ativos da estribirulina e do triazol, apresentando dupla sistemicidade. Isso significa que, além de proteger a planta por fora, penetra nos tecidos, protegendo-a por dentro também. A atuação em conjunto cria um campo de proteção difícil de ser superada. “É o efeito sinérgico. Cada substância reforça a atuação da outra”.
Como fungicida o produto atua diretamente em pontos distintos do metabolismo dos fungos, permitindo uma penetração mais rápida e homogênea nos tecidos da planta. Isso assegura que, após a aplicação, o produto passa a proteger a folha por completo e por mais tempo, não deixando áreas vulneráveis às doenças, mesmo aquelas que não foram atingidas pela pulverização.
A Syngenta é uma das líderes mundiais na área de agribusiness, comprometida com a agricultura sustentável através de inovação em pesquisa e tecnologia. A companhia é uma das líderes em Proteção de Cultivos e ocupa a terceira posição no ranking do mercado de sementes de alto valor agregado. As vendas em 2004 foram de aproximadamente US$ 7,3 bilhões. A empresa emprega cerca de 20 mil pessoas em mais de 90 países. A Syngenta está listada nas Bolsas de Valores da Suíça (SYNN) e de Nova York (SYT). Outras informações estão disponíveis no site www.syngenta.com.br.