Projeto Lucas do Rio Verde Legal vence na categoria socioambiental
O projeto arrojado de transformar Lucas do Rio Verde, no estado do Mato Grosso, no primeiro município do país com todas as propriedades rurais regularizadas, de acordo com o Código Florestal, venceu o XII Prêmio Mérito Fitossanitário da Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal) na categoria Socioambiental.
Desenvolvido pelas empresas de agronegócio Syngenta e Fiagril, o projeto mapeou a região de 365 mil hectares e 680 propriedades rurais e orienta os produtores a adotarem práticas alinhadas com a legislação ambiental e trabalhista. O Projeto Lucas do Rio Verde Legal prevê a redução dos passivos socioambientais no setor agropecuário, através de medidas compensatórias e estímulo ao uso correto e seguro dos defensivos.
Segundo a coordenadora, Lilian Vendrametto, o prêmio da Andef é um reconhecimento do compromisso da Syngenta em integrar toda a cadeia de produção às práticas de agricultura sustentável.
O Projeto também tem o apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, da ONG internacional The Nature Conservancy (TNC), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Fundação Rio Verde, Ministério Público Estadual, Sadia e Instituto Sadia de Sustentabilidade.
As empresas vencedoras do XII Prêmio Mérito Fitossanitário receberam, nessa segunda-feira (25), os troféus em cerimônia realizada no Hotel Mercure, em São Paulo.