23/09/2013 – 10h17
Syngenta e Evogene prorrogam colaboração em pesquisa de nematoides
São Paulo, 23 – A empresa israelense Evogene, líder em genomas com ênfase em produtividade para indústrias de alimentos, ração animal e biocombustíveis, anunciou nesta segunda-feira por meio de comunicado a extensão por três anos de uma colaboração em pesquisa com a suíça Syngenta Biotechnology.
A parceria foi estabelecida em meados de 2009 para identificar genes em plantas que proporcionavam resistência a nematoide de cisto da soja, que anualmente provoca prejuízos de aproximadamente US$ 100 bilhões. O nematoide ataca as raízes da planta e gera perdas de produtividade de 30% a 50% em lavouras gravemente afetadas. O impacto da praga para os produtores norte-americanos é estimado em US$ 1,3 bilhão anualmente.
A decisão de prorrogar por mais três anos a colaboração deve-se aos resultados bem sucedidos obtidos pela Syngenta para genes candidatos fornecidos pela Evogene. “Acreditamos que por meio dessa nossa colaboração com a Evogene, conseguiremos levar novas soluções para o controle de nematoides aos produtores mais rapidamente”, disse Michiel van Lookeren Campagne, diretor de biotecnologia da Syngenta.
Fonte: Agência Estado