Sustentablidade: Starbucks e Nespresso disputam prêmio
O GreenBest é o primeiro prêmio de consumo e iniciativas sustentáveis com abrangência nacional e que elege os vencedores de diversas áreas e setores que investem na sustentabilidade por meio de votação popular e de um júri especializado, batizado de Academia GreenBest, que terá seus votos auditados pela Ernst & Young Terco.
O objetivo desta premiação é ressaltar as melhores iniciativas, atuações e os melhores produtos e projetos para, assim, criar exemplos capazes de guiar este mercado da sustentabilidade que vem crescendo e se aprimorando dia a dia.
A inclusão da votação popular traz uma conscientização e aproxima a população de questões socioambientais, além de fazer com que as empresas recebam um feedback da percepção do mercado e dos consumidores.
Na categoria \”alimentação\” concorrem ao prêmio empresas do setor de café, carnes, chocolate, entre outros. Os finalistas do setor café que disputam o GreenBest são: Starbucks e Nespresso.
O GreenBest acredita que somente unindo a opinião de profissionais da área e a demanda e avaliação do público que o mercado pode se desenvolver com altos patamares de exemplos, modelos e parâmetros.
A idealização do Prêmio GreenBest fica por conta do empresário Marcos Wettreich, criador do prêmio iBest em três países (Brasil, México e Espanha), também conhecido como o Oscar da Internet.
Para esta primeira edição foram selecionadas 16 áreas e setores que apresentam hoje maior maturidade e número de iniciativas ligadas à sustentabilidade.
O GreenBest é uma realização do Greenvana, empresa que tem a missão de ser referência de consumo e comportamento sustentável no Brasil.
Informações adicionais:
Starbucks
O Starbucks compra café a partir dos princípios do movimento Fair Trade (Comércio Justo). O padrão é: estabelecer preços justos, manter relacionamentos de longo prazo com os produtores, negociar diretamente com os fornecedores e investir em projetos ambientais e sociais. Para todos os cafés comprados, a Starbucks paga acima do preço de mercado. Em apenas dois anos de aliança com a TransFair nos EUA, a empesa comprou quase 2 milhões de libras de cafés certificados pelo Fair Trade. A Starbucks é licenciada para a venda de cafés certificados do Fair Trade em 17 países.
Ano em que a empresa foi criada: 1971
Nespresso
As máquinas da Nespresso fazem café a partir de cápsulas contendo pó de café especial. São 16 sabores diferentes, além das safras limitadas especiais. O café é adquirido em fazendas sustentáveis e certificadas pelo comércio justo. Há seis anos, a Nespresso trabalha com a Rainforest Alliance para desenvolver o Programa de Café Nespresso AAA Sustainable Quality (Programa de Café de Excelência da Nespresso para a Qualidade Sustentável). Para incentivar a reciclagem e redução do lixo, a Nespresso criou postos de coletas para o cliente devolver as cápsulas usadas para serem recicladas pela empresa.
Ano em que a empresa foi criada:1866