Sustentabilidade no café com o Programa Cafés Sustentáveis do Brasil (PCS) da ABIC

26 de novembro de 2009 | Sem comentários Produção Sustentabilidade

Não é permitida a participação de cafés da categoria Tradicional no programa


26/11/2009 – A cada dia aumenta o número de adeptos do consumo consciente. Preservação do meio ambiente, redução do uso de recursos naturais e de agentes poluidores, valorização social e econômica dos produtores, são assuntos constantes para os consumidores do futuro.


Pensando nisso, as empresas também levam essa consciência ambiental para as suas marcas, como é o caso da Café Excelsior, empresa sorocabana com mais de 70 anos no mercado que aderiu à nova iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) para estimular a sustentabilidade no café, com qualidade e certificação.


A prova de que a empresa conseguiu oferecer um produto de qualidade com comprometimento com o mercado consumidor é o prêmio recebido em 2008 pela Abic. A Associação homenageou a marca Café Excelsior com o produto “Espresso” Torrado em Grão com o prêmio “Amigos da Sustentabilidade”.


Esse prêmio mostra que a produção do café, entre todos os produtos agrícolas, é uma das que mais tem contribuído para a sustentabilidade da atividade, nas dimensões ambiental, econômica e social.


Esse selo demonstra que a sustentabilidade e a qualidade estão presentes em toda a cadeia do Café Excelsior – desde o processo agrícola, passando pelo beneficio até o processo industrial na torrefação, garantindo total rastreabilidade.


 “Para aderirmos ao programa, tivemos que apenas fazer algumas adaptações às ações que a empresa já fazia entre elas a coleta seletiva do lixo, o monitoramento das emissões na atmosfera, programa interno de ecoeficiência, licença ambiental, sistema eficaz de evacuação de efluentes e águas residuais, entre outros. Com isso, a empresa agora começa a se destacar em práticas sustentáveis, pois poucas empresas em todo o Brasil contam com iniciativas como essa. E o interessante é que o programa abrange todos os aspectos da sustentabilidade: econômico, social e ambiental, e não com foco em apenas um deles”, relata Wilson Kalil Filho, diretor da empresa.


Sobre o programa


Lançado em maio de 2007, o Programa Cafés Sustentáveis do Brasil (PCS) tem como base o Programa de Qualidade do Café (PQC), mas avança na questão das práticas corretas de produção dos grãos na lavoura e de industrialização nas torrefadoras. Para participar do programa, a empresa deve ser certificada no Programa de Qualidade do Café nas categorias Superior ou Gourmet. Não é permitida a participação de cafés da categoria Tradicional. Isso se deve à intenção de valorizar e destacar cafés de alta qualidade das demais ofertas. No caso do Café Excelsior, os produtos que fazem parte desse programa estão na categoria Gourmet. As informações partem do Portal da Propaganda.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.