Com caravanas de todo o Estado, consultorias e palestras gratuitas, o evento foi um sucesso
Mais de 17 mil pessoas foram conferir de perto as oportunidades de negócios da Feira do Empreendedor
Denise Somera
O empreendedorismo foi o tema na última semana em Londrina, com a Feira do Empreendedor do Sebrae, que superou expectativas, gerou negócios e movimentou o Centro de Eventos de Londrina. Entre 14 e 17 de agosto, mais de 17 mil pessoas foram conferir palestras, consultorias gratuitas e estandes com possibilidades de negócios e franquias. A expectativa inicial era de 12 mil visitantes. A feira atraiu, de todo o Paraná, mais de 230 caravanas, tendo sábado (16) como o dia de maior visitação: 130 ônibus com 6500 pessoas passando pelo evento.
Novas oportunidades – Pensando na expansão de sua marca, o Exprex Caffé, de Curitiba, esteve na feira e viu um saldo positivo na participação. “Foi muito importante ir até lá, conversar com interessados e divulgar a marca”, conta Roberto Takashima, um dos sócios do café. Case do Sebrae em 2006, o Exprex Caffé funciona desde 1999 e é um empreendimento gerado através do esforço de dois casais de dekasseguis, que encontraram em Curitiba uma oportunidade de abrir o seu próprio negócio e expandir.
“Desde o início, estivemos juntos com o Sebrae em consultorias e cursos, construindo um serviço diferenciado na cidade. Trouxemos o padrão japonês de bom atendimento e tem dado certo”, complementa. Em busca de franqueados que possuam o mesmo perfil empreendedor, Takashima explica que o ramo de café gourmet no norte do Paraná ainda é novidade e procuram interessados em investir no negócio tanto em Londrina como também em Maringá – embora tenha interesses de empreendedores cariocas e paulistanos. “Temos uma procura de 15 interessados por mês, mas ainda estamos buscando o perfil que mais se assemelhe com o nosso. A vontade que seja também dekassegui é grande”.
Bons resultados – A Nova Cyber, empresa que comercializa um cartão tarifado pré-pago para ser utilizado em computador (especialmente em cybers e lan houses) comemora os bons resultados da Feira. O gerente de vendas Rogério Xavier revela que a idéia chamou a atenção dos visitantes, concretizando cerca de R$ 50 mil em negócios durante os quatro dias da Feira. “Acredito que os contatos pós-feira possam render mais R$ 100 mil”, afirma.
Muitas oportunidades surgiram também para fora do Paraná. É o caso da Associação das Empresas de Moda Bebê, de Terra Roxa (oeste do Estado), que estava na feira com um estande. Além da divulgação, o objetivo foi buscar parceiros e representantes de vendas. O secretário executivo da Associação considera que os resultados foram satisfatórios. “Tivemos interessados de várias partes do Paraná e até de Rondônia”, conta Osvair Mauro Frasson, secretário executivo da Associação. Caso os contatos pós-feira forem concretizados, o giro de negócios das empresas pode aumentar R$ 70 mil/mês, segundo o cálculo de Frasson.
Feira – Foi a quarta vez que o Paraná sedia a feira, que cumpre um circuito nacional. Já esteve presente em Campo Grande (MS), Belém (PA), Fortaleza (CE) e agora Londrina (PR). As próximas doze edições do ano acontecerão em Florianópolis (SC) e Aracaju (SE), neste mês; Belo Horizonte (MG) e Palmas (TO), em setembro; Caruaru (PE), em outubro; e Teresina (PI), Mossoró (RN) e Porto Alegre (RS), em novembro. Segundo dados do Sebrae, foram realizados mais de 2400 atendimentos feitos pela equipe de consultorias da instituição, que realizou uma força-tarefa trazendo consultores de todo o Estado.
Na feira de Londrina, foram arrecadados mais de 3,5 toneladas de alimentos não perecíveis, doados logo na entrada. Quem recebeu os alimentos doados foi a Associação dos Vicentinos de Londrina, entidade ligada à igreja católica e que beneficia mais de 20 mil famílias.