O primeiro dia da 12ª edição da Semana Internacional do Café começou com uma mensagem de trabalho conjunto e cenários positivos.
O primeiro dia da 12ª edição da Semana Internacional do Café começou com uma mensagem de trabalho conjunto e cenários positivos. Haroldo Bonfá, da Pharos Consultoria, em sua palestra Cenários e Perspectivas do Mercado de Café, garantiu que o Brasil tem potencial e competitividade. Potencial para atingir novos mercados emergentes, como Índia e China, com população imensa e que (ainda) bebe pouco café. Temos qualidade sensorial e sustentabilidade, frisou Bonfá, mas isso exige muito trabalho a longo prazo.
Sustentabilidade foi outro ponto recorrente ao longo do dia, nas palestras e conversas com expositores. Foi o que disse, por exemplo,Tatiana Nakamura, coffee ambassador da Nespresso, ao apresentar cafés orgânicos e incentivar outros produtores a entrar nessa jornada sustentável. A opção por esses cafés entre outras coisas, valoriza o produtor, nas palavras de Tati, e a diversidade dos cafés brasileiros.
Diversidade essa que está tanto nos grãos quanto nos profissionais que trabalham com eles, como os que participaram, ontem, dos eventos na Cafeteria Modelo, com curadoria da Dandara Renault, CEO da Maloca Kofi Lab, que celebrou o Dia da Consciência Negra.
O conteúdo proposto pela historiadora foi pensado para trazer pessoas diversas, as dificuldades de estar inserido no setor sendo uma pessoa negra ou de outra maioria minorizada e a maneira de atuar para tornar este ambiente mais igualitário e plural.
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