Um suspeito de roubar uma carga de café avaliada em R$ 94 mil morreu durante troca de tiros com a Polícia Militar na madrugada desta terça-feira (29) em Franca (SP). Segundo a Polícia Civil, as sacas foram levadas de uma fazenda em Cristais Paulista (SP) na noite de segunda-feira (28) e descarregadas em uma chácara em Franca. O proprietário do local disse desconhecer a origem do café, mas acabou preso por receptação.
Correção: o G1 errou ao informar no título que 700 sacas de café foram roubadas em Cristais Paulista. Na verdade, foram levadas 134 sacas. A informação foi corrigida às 15h35 desta terça-feira (29).
Ainda de acordo com a polícia, o crime teve início por volta de 22h30, quando quatro homens armados e encapuzados renderam três funcionários em uma fazenda em Cristais Paulista. Um segurança do local chegou a ser agredido, antes de ser amarrado com os demais trabalhadores na sede da propriedade.
A quadrilha carregou um caminhão com 134 sacas de café tipo exportação – avaliadas em R$ 700 cada uma – e fugiu em direção a Franca, onde descarregou a carga em uma chácara no bairro Recreio Campo Belo. Em seguida, o veículo foi abandonado em uma rua do bairro Vila São Sebastião, mas acabou sendo encontrado pela Polícia Militar, que também descobriu o trajeto, já que a carreta possui um rastreador via satélite.
Receptação
Na chácara, os policiais encontraram as sacas de café. O filho do proprietário da área, que estava no local, disse em depoimento que autorizou o descarregamento porque conhecia um dos suspeitos e não desconfiou que o produto era roubado. No entanto, segundo o delegado Márcio Murari, um funcionário da fazenda reconheceu o rapaz como um dos integrantes da quadrilha que realizou o assalto.
O homem foi preso por receptação e indicou aos policiais o endereço de um segundo suspeito, de 28 anos, no bairro Parque do Horto. Ainda de acordo com Murari, policiais militares se dirigiram ao local e foram recebidos a tiros pelo suspeito. Houve confronto, que terminou com o rapaz baleado no tórax. Ele foi levado pela própria PM até a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos.
Um terceiro integrante da quadrilha, de 25 anos, também foi identificado e preso na tarde desta terça-feira. Ele foi levado para a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Franca, onde presta depoimento. O caminhão e a carga roubada também permanecem apreendidos na DIG.