A rede Suplicy Cafés Especiais conta atualmente com nove lojas nas cidades de São Paulo, Brasília e Goiânia. Até o final do ano, a marca pretende fechar 11 novos contratos de franquia, além de outros 20 em 2013, totalizando 40 unidades. Para isso, a Suplicy se aliou à loja de franquias Franchise Store.
O diferencial da Suplicy está no cuidado com o atendimento, oferecido por equipes de baristas, além da qualidade do grão de café. De acordo com Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store, essas características especiais serão mantidas com a expansão rápida da marca, cuja primeira loja foi aberta em 2003, em São Paulo. “Estamos estruturando o crescimento de forma criteriosa, para que a Suplicy não perca a essência que tem hoje”, afirma.
Para abrir uma unidade, o investimento mínimo é de entre R$ 250 mil e R$ 350 mil. A previsão para retorno é de 24 a 36 meses, e o faturamento médio mensal por loja varia entre R$ 50 mil e R$ 60 mil. A área necessária para montar uma loja fica entre 21 m² e 150 m².
O plano de expansão da Suplicy Cafés abrange o país todo e, de acordo com Filomena, o diferencial da rede está no conceito da marca. “A Suplicy não é apenas um café, e sim um lugar para conversar, fazer happy hour e reuniões. O conceito dela está por toda a parte da loja, e é justamente esse diferencial que queremos oferecer tanto para clientes quanto para investidores de todo o Brasil.”
E qual seria o perfil desse potencial franqueado? De acordo com Filomena, é necessário gostar de atender o público. Além disso, o dono tem que ter presença constante na operação da loja. “Valorizamos especialmente quem é bom apreciador de café”, diz ela. “Mas não precisa ser expert, já que oferecemos treinamentos detalhados.”
Além de suporte na forma de treinamentos, a Suplicy Cafés e a Franchise Store asseguram apoio constante para o franqueado por meio de visitas periódicas para garantir uma franquia bem-estruturada.
“O empreendedor aceito na rede aprende cedo que precisa proporcionar experiências únicas de degustação de café e passar ao cliente o ritual de curtir o momento na loja”, diz Filomena.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios