Sul de Minas Gerais registra abortamento de floradas

29 de outubro de 2007 | Sem comentários Comércio Mercado Interno
Por: 29/10 10:21 - Centro de Inteligência do Café

As recentes chuvas sobre o sul de Minas Gerais aliviaram as condições de umidade para as lavouras de café da região, reduzindo o déficit hídrico, no crucial período agora de floradas que vão se reproduzir na safra 2008/09. No entanto, problemas ainda persistem, e produtores vão registrando abortamento de floradas. As informações partem do gerente de desenvolvimento técnico da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), Joaquim Goulart.


‘Estamos com esse problema, mas ainda precisamos avaliar a extensão dele’, afirmou Goulart, em entrevista à Agência SAFRAS. ‘As floradas estão ocorrendo sem a fecundação da flor. Grande parte da florada está sendo abortada. Ao invés de abrir a flor, tem aberto o que chamamos de ‘estrelinha”, caracterizou Goulart. O problema ocorre em função das altas temperaturas fora de época na região. ‘Essa dificuldade tem sido observada de forma geral no sul de Minas’, afirmou.



Goulart ressalta que a grande florada para o sul de Minas Gerais é essa que vem com as últimas chuvas registradas. Ele ressalta que a próxima safra certamente terá perdas, em função da longa estiagem e da florada fora de época de julho/agosto, que não se transformará numa boa colheita. ‘Essas boas chuvas que tivemos nas últimas semanas não significam que teremos uma safra normal ano que vem. Há perdas irreversíveis’, avalia Goulart.



O gerente indica que as lavouras estão sem um bom enfolhamento, e sem isso não há boa florada. As regiões de menor altitude estão com dificuldades maiores. Municípios como Alfenas, Campos Gerais, Campo do Meio, Boa Esperança e Carmo do Rio Claro, próximos da Represa de Furnas, tiveram menos precipitações. Em Guaxupé, o volume acumulado de chuvas nos últimos 10 dias, de 16 a 25 de outubro, foi de 102,8 milímetros. Já em Alfenas, as chuvas no mesmo período foram de 63,8 mm.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.