SRB ressalta que o novo ministro deve ter autonomia para montar sua equipe de trabalho, com base em critérios técnicos, livre de pressões políticas
O perfil de gestor em cargos públicos atribuído ao novo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, é avaliado pela Sociedade Rural Brasileira (SRB) – www.srb.org.br – como diferencial importante para o comando do Ministério.
Porém, Stephanes é pouco conhecido entre as lideranças rurais, bem como da bancada ruralista no Congresso Nacional. Este distanciamento, afirma o presidente da SRB, Cesário Ramalho, exigirá um forte esforço de aproximação do novo ministro com o setor privado rural e o legislativo para a construção de uma agenda em comum de desenvolvimento para a agricultura.
Para a SRB, Stephanes terá como um dos principais desafios administrar bem os modestos recursos destinados à pasta, verba, aliás, muito aquém da satisfatória para o cumprimento de programas básicos do Ministério.
De acordo com Ramalho, Stephanes terá que priorizar os gastos do Ministério da Agricultura destacando inicialmente as áreas de defesa sanitária, seguro rural, pesquisa agropecuária, crédito e instrumentos de apoio à comercialização.
Além disso, segundo o presidente da SRB, o novo ministro terá que ter força política para pleitear junto à equipe econômica recursos orçamentários justos para as demandas da agricultura, bem como medidas e políticas públicas que favoreçam o crescimento do setor, com destaque para questões relacionadas a juros, tributação, câmbio e investimentos em infra-estrutura logística.
Ramalho também destaca que Stephanes terá ainda que estar atento para atuar em temas-chave para o setor, que têm alçada em outros ministérios, como, por exemplo, assuntos relacionados à legislação ambiental, trabalhista e biotecnologia.
Por fim, a SRB ressalta que o novo ministro deve ter autonomia para montar sua equipe de trabalho, com base em critérios técnicos, livre de pressões políticas. Para a entidade, as indicações devem ser pautadas pelo conhecimento maduro dos profissionais sobre a agricultura, trajetória ligada ao setor e sintonia com os desafios e necessidades da atividade. Desde já, a SRB se coloca de portas abertas para estabelecer diálogo com o novo ministro.
Para mais informações:
Ronaldo Luiz
Coordenador Núcleo de Comunicação SRB
(11) 3222-0666 – ramal 226 / (11) 8265-7244
ronaldo@srb.org.br
www.srb.org.br