Brasília (18.9.2009) – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes destacou, hoje (18), a importância da criação do cargo para o agronegócio brasileiro, já que o País é o maior exportador de alimentos do mundo. O especialista em agricultura será responsável por informações mais qualificadas nas negociações, principalmente em temas sanitários e fitossanitários.
“A necessidade de entendimento com os países importadores, como Rússia, China e União Européia é permanente. Então, é importante termos um servidor qualificado em questões de sanidade animal e vegetal e em questões de produção, por exemplo, nesses países. Isso facilita o entendimento e o nosso trabalho”, comemorou o ministro.
A criação dos adidos agrícolas era uma das prioridades da agenda definida pelo ministro para a Agricultura. A função foi aprovada pelo Decreto nº 6.464, publicado no Diário Oficial da União, em 28 de maio de 2008, após negociação entre o Mapa, por meio da Secretaria Executiva e o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
O profissional que assumir a função vai se integrar a missões diplomáticas brasileiras que atuam em Buenos Aires (Argentina), Bruxelas (Bélgica), Genebra (Suíça), Moscou (Rússia), Pequim (China), Pretória (África do Sul), Tóquio (Japão) e Washington (Estados Unidos). (Da Redação)