Rede norte-americana pretende operar com sua marca mais popular para tentar crescer no país
2/8/2010 – Da Redação
A Starbucks vai mudar o paladar do seu café no Brasil. Os norte-americanos preparam mudanças importantes no formato da subsidiária. A principal medida é a abertura de lojas com a bandeira Seattle’s Best Coffee, de perfil mais popular.
A intenção é cooptar os consumidores das classes C e D, que, em sua maioria, passam ao largo das cafeterias da Starbucks no país. Por meio de pesquisas, a empresa identificou que o modelo de suas lojas é percebido como sofisticado demais entre o público de perfil mais popular.
Os norte-americanos pretendem ainda alterar seu sistema de distribuição no Brasil, hoje restrito às lojas próprias. Com o objetivo de ampliar rapidamente as vendas da Seattle’s Best Coffee, o produto será oferecido em supermercados, lojas de conveniência e livrarias, entre outros estabelecimentos comerciais.
O Brasil já se tornou um case na história da Starbucks. Presente em mais de 40 países, poucas vezes a empresa teve de fazer um contorcionismo para se adequar ao mercado local. Além do embate com grandes redes, como McCafé, Café do Ponto e Casa do Pão de Queijo, os norte-americanos têm penado para concorrer com pequenas redes de cafeterias.
As dificuldades de ganhar mercado acabaram atrasando o plano de expansão da companhia. A Starbucks está presente em apenas três cidades do país – São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.