O presidente da maior rede de cafeteria dos Estados Unidos, Starbucks, Howard Schultz, disse que haverá uma escassez de grãos de café gourmet conforme os consumidores de café de todo o mundo desenvolvem gostos mais sofisticados.
Enquanto seus competidores terão dificuldades em encontrar os grãos gourmet, a experiência de uma década comprando dos melhores produtores permitirá que a rede tenha amplos fornecimentos no futuro, disse Schultz para a Reuters.
Durante uma visita à Cidade do México, para comemorar os cinco anos da inauguração de sua primeira loja no país, Schultz explicou que os compradores da Starbucks viajam 300 dias por ano para fortalecer os laços com os produtores, encontrar novas regiões de cultivo e treinar seus fornecedores para melhorar a qualidade do café.
“Em alguns momentos no futuro, o trabalho que temos realizado durante os últimos dez anos para garantir o abastecimento e estabelecer relações se converterá em uma importante vantagem competitiva”.
A Starbucks tem mais de 13 mil lojas no mundo, com mais de 10 mil nos Estados Unidos, onde em 2001 tinha somente três mil.
Apesar da escassez dos melhores grãos no futuro, Schultz previu que os preços do café arábica permanecerão estáveis em médio prazo, se não houver eventos climatológicos importantes.
Schutlz disse que as estratégias de compra da Starbucks a protegem das altas nos preços do café. “Estamos em uma posição única, muito adiante em termos de estoque físico e contratos para o futuro”.