Starbucks planeja comprar café da China

17 de setembro de 2007 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: 17/09 10:13 - Centro de Inteligência do Café

A Starbucks, maior rede de cafeterias do mundo, disse que planeja adquirir café da China devido à sua expansão para este país com mais de 5.000 anos de cultura de chá. A Starbucks tem trabalhado com produtores de café da província chinesa de Yunnan para ajudá-los a atingir padrões de qualidade. “A China produz café de qualidade”, disse Wang. Ele disse que a compra de café da China se iniciará “muito em breve, talvez em dois anos”.


Alguns analistas dizem que as altas tarifas de importação, que variam entre 20% e 60%, são as razões para a companhia considerar a compra de café da China. No entanto, Caren Li, porta-voz da Starbucks em Shangai, disse que o objetivo é acrescentar novos sabores, e não evitar tarifas.



Embora o consumo de café ainda represente um décimo do consumo de chá na China, ele está se tornando cada vez mais popular entre os chineses, especialmente entre os jovens, por causa de sua associação ao estilo de vida ocidental. O consumo de café na China está crescendo de 20% a 25% a cada ano, e as vendas da Starbucks no país estão crescendo em um ritmo mais acelerado ainda.



Isso se compara à meta de crescimento de vendas de 18% anualmente da Starbucks, disse Wang. “A crescente classe média da China quer aproveitar a vida. Nós não queremos substituir o chá, queremos apenas introduzir outra opção, um novo estilo de vida”. Os chineses bebem 700.000 toneladas de chá por ano.



A Starbucks também planeja construir uma fábrica de torrefação na China e acelerar sua expansão na quarta maior economia mundial. Wang reiterou que a companhia objetiva mais do que triplicar suas lojas globais para 40.000 e espera que a China seja o seu maior mercado externo.



A Starbucks opera atualmente 540 lojas na China, Hong Kong e Taiwan, mas este número “deverá estar em milhares no futuro próximo”, disse Wang. Na China continental, onde a Starbucks possui 246 cafeterias, a companhia está comprando seus parceiros chineses para conseguir mais controle de sua marca.



A companhia não tem planos de aumentar o preço de seus produtos na China, embora tenha elevado os preços duas vezes nos Estados Unidos nos últimos 12 meses para compensar a alta dos custos de matéria-prima e de aluguel. Pelo contrário, a Starbucks China está tentando melhorar a eficiência e reestruturar sua cadeia de suprimentos para combater os custos crescentes, disse Wang.



A inflação chinesa em julho atingiu sua maior alta em 10 anos, chegando a 5,6%, causada principalmente por causa dos preços dos alimentos. Várias redes de restaurantes, incluindo a Yum Brands e a McDonald’s, aumentaram os preços de seus produtos na China.



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Tradução: Centro de Inteligência do Café


 

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