A rede de cafeterias Starbucks pagou um preço médio de US$1,43 por libra de café no ano fiscal de 2007, de acordo com seu relatório de responsabilidade corporativa lançado hoje.
Esse preço é pouco maior que o de 2006 e US$ 0,15 centavos acima da média de 2005, de acordo com relatórios dos anos anteriores. De 2002 a 2004, pagou-se pela libra US$1.20.
Apesar de os preços do café terem crescido, o preço do leite e de chantilly tem tido um grande impacto financeiro na Starbucks. No último verão, o crescimento repentino dos custos diários obrigou a companhia a aumentar seus preços a uma média de US$0,09 centavos a xícara, o que seguiu o aumento de US$0,05 centavos do ano anterior.
A maior parte das negociações de café é feita no mercado de commodities, mas a Starbucks tem o costume de pagar maiores valores em contratos onde qualidade dos grãos é maior.
O preço da commodity de café no NYBOT durante o último ano fiscal da Starbucks, o qual terminou em 30 de setembro, foi de US$1 a US$1,35 a libra. Em setembro, os preços saltaram devido às más condições de tempo, o que causou preocupações quanto à colheita no Brasil, o maior produtor mundial de café arábica.
Segundo arquivos confidencias da própria Starbucks divulgados ano passado, se o preço da commodity de café continuar a aumentar neste ano, a quantia total paga pelo café, provavelmente, também aumentará.
A Starbucks comprou 2,6 milhões de sacas (60 kg) de café no ano fiscal de 2007, de acordo com o seu relatório. É uma quantia maior do que o que foi comprado em 2006, que totalizaram 2,2 milhões de sacas.