Starbucks negocia instalar cafés no Pão de Açúcar

22 de setembro de 2008 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: VALOR ECONÔMICO

Com 11 lojas em São Paulo, a Starbucks avalia agora instalar suas cafeterias dentro de supermercados, o que abre as alternativas para a expansão da rede americana no mercado brasileiro. As primeiras conversas estão sendo tratadas, por enquanto, com o Pão de Açúcar, rede escolhida por atrair o que a cafeteria americana considera ser o seu público-alvo, segundo apurou o Valor.


Além das lojas de ruas e em shoppings, a Starbucks possui três cafeterias dentro de livrarias da Saraiva em São Paulo e Campinas.


Por enquanto, o Pão de Açúcar e a Starbucks estudam como colocar a estratégia em prática. A idéia da Starbucks é escolher um dos supermercados da rede como modelo e, a partir da primeira experiência, expandir a parceria para outros pontos. Uma das lojas cogitadas, e de preferência da Starbucks, é a do Pão de Açúcar Portal do Morumbi, localizado em frente ao condomínio de mesmo nome, na zona sul de São Paulo, numa região que vem atraindo apartamentos de alto padrão.


No caso da loja Portal do Morumbi, o café da Starbucks seria servido no espaço atualmente ocupado pela cafeteria do próprio Pão de Açúcar, onde cerca de seis mesas são disputadas todos os dias de manhã por grupos em reuniões informais, leitores de jornais e revistas ou por pessoas que se sentam e para tomar café com os olhos pregados no notebook. Foi exatamente nesse local que representantes da cadeia de supermercados e da rede de cafeterias se reuniram para discutir o assunto na manhã da última sexta-feira.


Um dos problemas levantados é que a instalação da Starbucks no Portal do Morumbi demandaria 60 dias de reforma e interditaria, por um período de cerca de 45 dias, o café já conhecido e bem-freqüentado dentro da loja.


Representantes do Pão de Açúcar que participam das primeiras conversas com a rede de cafeterias não consideram essa interrupção interessante e sugerem que a parceria poderia ser inaugurada numa loja em que não houvesse necessidade de suspender o serviço de café. Por isso a loja do Morumbi, localizada próxima ao estádio do Morumbi, seria a alternativa.


Um dos pontos ainda em discussão é a eventual necessidade de criar uma marca que reúna os nomes do Pão de Açúcar e da Starbucks. A cafeteria americana acredita, porém, que não há necessidade de estabelecer essa marca conjunta.


A solução seria divulgar as novas lojas usando a mesma estratégia das cafeterias existentes nas megastores da Saraiva. Neste caso, não foi necessária a elaboração de uma marca conjunta. “O consumidor não mistura as duas coisas. Ele sabe que Saraiva e Starbucks são coisas separadas”, declarou um dos representantes da rede, durante a reunião com o Pão de Açúcar. Uma das preocupações é modelar as instalações com a decoração que caracteriza as lojas Starbucks.


Procurados pelo Valor, os porta-vozes da Starbucks e do Pão de Açúcar não se pronunciaram a respeito do assunto. (Colaborou Claudia Facchini, de São Paulo)
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.