Starbucks Lidera Indústria Global de Café Pagando Preços Especiais Por Café de Fonte Sustentável

January 18, 2007 06:10 PM Eastern Time

18 de janeiro de 2007 | Sem comentários Produção Sustentabilidade
Por: Business Wire (press release) - San Francisco, CA, USA

January 18, 2007 06:10 PM Eastern Time
SEATTLE–(BUSINESS WIRE)–A Starbucks Coffee Company (NASDAQ:SBUX) anunciou que o preço médio por libra que pagou pelo seu café aumentou de US$ 1,28 no ano fiscal de 2005 para US$ 1,42 (US$ 3,12 por quilograma) no ano fiscal de 2006. Durante o mesmo período o preço médio de mercado “C” (commodity) da indústria foi de US$ 1,04 por libra (US$ 2,28 por quilograma). Adicionalmente, a Starbucks anunciou que o café que a Companhia comprou através de suas diretrizes relativas a fornecedores e compras de café verificado de maneira independente, conhecidas como C.A.F.E. Practices, aumentou de 77 milhões de libras (35 milhões de quilogramas) no ano fiscal de 2005 para 155 milhões de libras (70 milhões de quilogramas) no ano fiscal de 2006 – 53% do total do café comprado pela Companhia. Isso representa um aumento de um ano para outro de 100%.


“Na Starbucks nosso compromisso de pagar preços especiais por café de qualidade especial não mudou com o passar dos anos”, disse Dub Hay, vice-presidente sênior de café. “É uma abordagem que não apenas atende aos interesses econômicos de curto e longo prazos dos agricultores e fornecedores de café, mas também atende às nossas necessidades criando um incentivo para os agricultores melhorar a qualidade e aumentar a produção. Isso, por sua vez, contribui para um fornecimento mais sustentável do café de alta qualidade que precisamos para manter nosso crescimento contínuo.”


A Starbuck desenvolveu as C.A.F.E. Practices (Coffee and Farmer Equity Practices) em parceria com a Conservation International and Scientific Certification Systems para proporcionar incentivos para que o café seja cultivado e processado de maneira sustentável.


Além do pagamento de preços especiais por café de qualidade especial, a compra de café sob as diretrizes C.A.F.E. Practices atende ao critério de responsabilidade social na comunidade agrícola e transparência econômica para ajudar a assegurar pagamento igual aos agricultores por suas colheitas e liderança ambiental.


“A Starbucks tem mostrado uma liderança real demonstrando como sua cadeia de suprimentos pode ser uma ferramenta poderosa para a conservação e meio de vida sustentável”, disse Glenn Prickett, vice-presidente sênior da Conservation International. “Expandindo as compras através de seu programa C.A.F.E. Practices e pagando preços especiais, a Starbucks está proporcionando aos agricultores um incentivo importante para impulsionar o café de maneira ambientalmente amigável. Esse investimento em comunidades para impulsionar o café ajuda a criar infra-estrutura local, como escolas e instalações médicas, e contribui para o sucesso de longo prazo das comunidades.”


“As C.A.F.E. Practices proporcionam uma oportunidade para os fornecedores de café ao redor do mundo avaliar seus padrões sócio-econômicos e ambientais enquanto comercializam suas colheitas em uma cadeia de suprimentos rentável e transparente”, disse Eduardo A. Esteve, diretor administrativo da Agroindustrias Unidas de Mexico S.A. de C.V. “Como agricultor, todos os pontos ganhos nas C.A.F.E. Practices se traduzem em maior competitividade. Eu não tenho dúvidas de que isso me ajudou a me tornar um melhor empregador fazendo com que a minha fazenda, Guadalupe Zaju, seja uma fazenda que pode atrair trabalhadores de campo.”


Além do café aprovado segundo as C.A.F.E. Practices, a Starbucks comprou café no ano fiscal de 2006 através de outros esforços de certificação econômicos e com responsabilidade ambiental. Estes incluem café de conservação (cultivado na sombra) (dois milhões de libras ou 1% do total de compra de café da Starbucks), café orgânico certificado (12 milhões de libras ou 4% do total de compra de café da Starbucks), e café Fair Trade Certified(TM) (18 milhões de libras ou 6% do total de compra de café da Starbucks). A Starbucks continua sendo uma das maiores compradoras, torrefadoras e distribuidoras de café Fair Trade Certified(TM) na América do Norte.


Para obter mais informações sobre as C.A.F.E. Practices, incluindo informações específicas sobre o processo de verificação, visite http://www.scscertified.com/csrpurchasing/starbucks.html. Para obter informações gerais sobre a Starbucks e café, visite http://www.starbucks.com/whatmakescoffeegood/.


Sobre a Starbucks Coffee Company


A Starbucks Coffee Company proporciona uma experiência edificante que enriquece as vidas das pessoas para um momento, um ser humano e uma extraordinária xícara de café por vez. Para compartilhar essa experiência, visite www.starbucks.com.


Contacts
Starbucks Coffee Company
Christy Salcido, 206-318-7100
press@starbucks.com
http://www.businesswire.com/cnn/sbux.shtml
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.