Starbucks anuncia abertura de cafeterias no Brasil
CHICAGO (Reuters) – A Starbucks Corp., uma das principais redes mundiais de cafeterias, informou nesta quinta-feira que planeja abrir lojas em vários pontos do Brasil através de uma joint-venture com uma holding brasileira. A primeira loja Starbucks deverá ser inaugurada em São Paulo dentro de um ano, disse a companhia. A joint-venture com a Cafés Sereia do Brasil Participações S.A., que é administrada por varejistas locais, foi batizada de Starbucks Brasil Comércio de Cafés Ltda., ou simplesmente Starbucks Brasil, afirmou a empresa, sediada em Seattle (EUA). A Starbucks, conhecida por seus cafés sofisticados, já possui cafeterias em 37 países fora dos Estados Unidos, incluindo operações em joint-ventures, licenças para franqueados e lojas próprias. Maria Luisa e Peter Rodenbeck, responsáveis pela Cafés Sereia do Brasil, já participaram da implantação de pontos de venda de outras redes no Brasil, como McDonald’s e Outback Steakhouse, de propriedade da OSI Restaurant Partners Ind. . “Eu creio que nossa parceria com a Starbucks vai beneficiar enormemente a indústria do café no Brasil”, disse Maria Luisa Rodenbeck em um comunicado. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café e o segundo maior mercado consumidor do produto, atrás apenas dos Estados Unidos. Apesar de ainda não ter lojas da Starbucks, o café brasileiro já era comercializado pela rede em cafeterias fora do país, ainda que em menor escala na comparação com cafés produzidos na América Central, na Colômbia e na África. A Starbucks compra apenas cafés de alta qualidade para abastecer seus pontos de venda.