Vice-presidente da entidade, Roberto de Camargo Ticoulat, será um dos palestrantes do IX Encontro da Cafeicultura do Cerrado da Bahia, que acontece nos dias 02 e 03 de dezembro 2009, no município de Luís Eduardo Magalhães
Da Redação
O vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Roberto de Camargo Ticoulat, será um dos palestrantes do IX Encontro da Cafeicultura do Cerrado da Bahia, que acontece nos dias 02 e 03 de dezembro, no município de Luís Eduardo Magalhães.
Em sua exposição, agendada para o segundo dia do evento, Ticoulat irá debater desafios para o produtor rural, do aumento nos custos de produção à apreciação do câmbio.
O Encontro é uma iniciativa da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia (Abacafé), Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé) e Fundação Bahia.
Segundo Ticoulat, o Oeste da Bahia é uma fronteira agrícola recente do Brasil, explorada por produtores que têm grande potencial empreendedor. “O país precisa entender que o Oeste baiano se desenvolveu e foi conquistado com muito trabalho. O café produzido nesta região é um exemplo de sucesso. Ele se destaca pela excelente qualidade e produtividade. Entretanto, enfrenta sérios gargalos que prejudicam a produção e a exportação”, explica o vice-presidente da SRB, citando os problemas logísticos e comerciais. “Por outro lado, também é urgente que o produtor invista mais na divulgação de seus produtos para melhorar a sua renda”, conclui Ticoulat.
Com uma carreira ligada à cafeicultura há quase 30 anos, Ticoulat veio de uma família de produtores. Ele produz café no Sul de Minas Gerais e está à frente de uma empresa de exportação de café solúvel. Em fevereiro de 2008, assumiu a vice-presidência da SRB e também ocupa os cargos de diretor da Associação Comercial de São Paulo e de conselheiro da São Paulo Chamber of Commerce.