“CACHORRO QUE LATE NÃO MORDE” e para o café podemos traduzir “MUITO SE FALA E POUCO SE FAZ”.
Sou corretor de café e nos meus 28 anos de profissão vejo que neste momento estão falando muito sobre os problemas dos cafeicultores e na prática não estou vendo nada de concreto. Primeiro falaram que haveria Leilões de Pepro para o café, agora falaram sobre Leilões de Opções de Venda de Café. Até editaram dois Avisos de Vendas (Avisos 181 e 183). Cancelaram esses avisos dizendo que os leilões de opção foram somente adiados para os ajustes na qualidade. Depois alguns políticos divulgaram que os leilões aconteceriam no dia 1º de Julho 2009. Estamos no dia 30 de Junho e “NADA”.
Como corretor de café e tendo um compromisso sério em trazer informações, buscar novos mercados e buscar novos tipos de negociações para nossos clientes, ficamos aqui como “idiotas” comunicando aos produtores e clientes sobre a possibilidade da realização dos Leilões de Opção. Desde o ano passado gastamos tempo e dinheiro com informações desencontradas sobre os leilões de Pepro e agora com os leilões de opção de venda. Enquanto isso desde o início da crise mundial no meio do ano passado (2008) outros produtos agrícolas como soja, milho e feijão já foram socorridos pelo Governo Federal através de leilões de Pepro, Pep, Prop, etc. Não entendo como somente o setor cafeeiro é que não foi beneficiado por nenhum tipo de leilão. Cadê nossos representantes ???
Acompanho diariamente o mercado cafeeiro aqui no Brasil e digo que toda essa enrolação está atrapalhando a comercialização de cafés. Vendedores e compradores estão esperando uma definição do Governo sobre os leilões para poder definir suas estratégias de comercialização da nova safra 2009/2010.
Que o mercado suba ou caia com o anúncio dos leilões, mas pelo menos podemos ter um mercado transparente e sem especulações. A safra nova está chegando e as contas não param de vencer. Daqui a pouco teremos as floradas e o produtor de café sem dinheiro não adubará suas lavouras e aí “ADEUS” safra grande para 2010/2011.
Fica aqui meu apelo como um corretor de café e apaixonado pelo mundo cafeeiro, para que nossos representantes políticos não nos deixe a mercê dessa tempestade onde não temos direção para o nosso barco. Espero que não seja tarde e que o barco não afunde enquanto procuram soluções para nossos problemas.
Edson Seidi Koshiba (Pleno Corretora – Cerrado) – Patrocínio – MG
(Apoiando todos os produtores de café do Brasil)