Sorocaba toma o seu próprio café

30 de abril de 2008 | Sem comentários Consumo Torrefação
Por: 16/04 10:31 - Centro de Inteligência do Café

Sorocaba mantém o padrão de consumo médio de café per capita registrado pela ABIC (Associação Brasileira de Café no Brasil), que é de 5,53kg de café cru por pessoa (ou 4,42 kg de café torrado), o equivalente a quase 74 litros por ano.


O município tem um forte motivo para aumentar o consumo. Existem na cidade pelo menos cinco unidades de moagem e torrefação de café. “É muito difícil um município do porte de Sorocaba ter esse número de fábricas”, afirma o diretor do Café Excelsior, Wilson Kalil Filho.



Para o empresário, apesar de Sorocaba não ter características de uma cidade produtora de café, ela se mantém no padrão de consumo do brasileiro.



As cinco unidades de torrefação e distribuição do produto fazem com que as prateleiras de hipermercados e padarias sejam invadidas pelo “café sorocabano”. “A maior parte da nossa produção fica em Sorocaba. O restante vai para os municípios da região. Porém, nosso foco principal sempre foi o mercado local”, ressalta.



Kalil afirma que o início de cada mês marca o período de maior volume de moagem e torrefação de café. “Esse é o período no qual vendemos e distribuímos mais na cidade”.



Tradição de 70 anos



Há mais de 45 anos no ramo de torrefação e comercialização, o proprietário do Café São Bento, Nicolau Moisés Filho, afirma que sua fábrica já tem mais de 70 anos de existência. “Minha família comprou a indústria na década de 1960, quando ela já existia há 25 anos.”



Com produção constante de café, Nicolau afirma que abastece não só Sorocaba, como também as cidades vizinhas, chegando até mesmo a vários municípios do litoral sul de São Paulo.



Segundo melhor café de SP



Sorocaba é dona do título de segundo melhor café do Estado de São Paulo. A confirmação veio na final do 6º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – safra 2007/2008.



A empresa sorocabana Café Excelsior Ltda. ainda ficou com o primeiro lugar na categoria “Café Cereja Descascado”.



De acordo com o diretor da empresa, Wilson Kalil Filho, o lote comprado do produtor Pedro Bérgamo Neto, da cidade de Taquarituba, conseguiu a segunda colocação geral depois de ser selecionado entre mais de 750 participantes.



Wilson Kalil ainda comemora a tradição e alta qualidade que o Café Excelsior Ltda. mantém em Sorocaba.



Para ele, o prêmio é importante porque mostra que tudo o que é feito no município tem a qualidade e o alto padrão como prioridade. “Estamos mostrando Sorocaba para o resto do país.”
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.