Somar alerta para o prejuízo da seca na produção de café do ES

27 de janeiro de 2015 | Sem comentários Mercado Previsão do Tempo

27/01/2015 


São Paulo, 27 – O Espírito Santo, maior produtor de café conilon (robusta) do Brasil, tem atualmente uma das piores condições de solo do Brasil. A água disponível na terra está abaixo de 10%, ou seja, o solo está praticamente seco, o que desfavorece o desenvolvimento das plantas, informa a Somar Meteorologia.


Desde o início do ano o Espírito Santo tem enfrentado uma forte seca e altas temperaturas, o que tem prejudicado as lavouras cafeeiras do Estado. Segundo dados da Somar Meteorologia, em algumas áreas, onde deveria ter chovido cerca de 150 milímetros ainda não caiu uma gota de água este ano. E a previsão indica que apenas a partir de fevereiro as chuvas voltarão para o Estado capixaba.


Conforme a Somar, na primeira semana do mês que vem, as chuvas devem alcançar cerca de 30 mm no Espírito Santo, volume insuficiente para recuperar totalmente a umidade do solo, embora traga algum alívio para os produtores rurais. Já entre os dias 5 e 9 de fevereiro, o volume acumulado poderá atingir 70 milímetros, favorecendo a recuperação de lavouras.


O primeiro levantamento da safra de café 2015, cuja colheita se inicia entre abril e maio, mostra que o Brasil deve produzir entre 44,11 milhões e 46,61 milhões de sacas de 60 kg, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Desse total, o café conilon deve representar entre 11,61 milhões e 12,21 milhões de sacas. A produção capixaba de conilon está projetada entre 8,52 milhões e 8,96 milhões de sacas.


Fonte: Agência Estado

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.