Um programa de computador para análise de imagens capaz de quantificar doenças em diversas culturas, desenvolvido por cientistas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e que já é utilizado em vários países, foi apresentado a pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS). O treinamento foi ministrado pelo professor Francisco Xavier Ribeiro do Vale, do Departamento de Fitopatologia da UFV.
O Quant, como é chamado, é utilizado desde 1991, após ter sido desenvolvido pelo, na época, doutorando José Ricardo Liberato, sob orientação do professor Xavier do Vale em conjunto com o professor Elpídio Inácio Fernandes Filho. De lá para cá, foi apresentado, sobretudo, em congressos no Brasil e em países como Austrália e Nova Zelândia. É utilizado em diversas áreas de pesquisa, como entomologia ou biologia, e aplicado com sucesso em culturas como o café e a soja. “A visualização permite quantificar a severidade de doenças ou danos por insetos, a partir de imagens digitais, obtidas por meio de scanner ou de máquinas fotográficas digitais. É uma ferramenta que amplia as possibilidades da pesquisa científica”, comenta o professor sobre a utilidade e importância do software.
Conforme explica o pesquisador, as possibilidades de aplicação são inúmeras. Além da quantificação de severidade de doenças em folhas, caules ou no sistema radicular das plantas, o Quant permite desenvolver escalas diagramáticas, estimar o índice de área foliar em parcelas experimentais, estimar a cobertura vegetal, quantificar a desfolha em experimentos de controle químico de doenças em plantas (por exemplo, a ferrugem da soja) e quantificar áreas lesionadas em tecidos vegetais, dentre outros.
O programa processa desde fotos obtidas por satélites até as feitas por microscópios e possibilita a aplicação de filtros, contraste e operações entre canais, por exemplo. “As centenas de milhares de cores originadas pela imagem digital são reduzidas a um determinado número de cores, de acordo com a necessidade da pesquisa, cada uma dessas cores representando uma área de interesse a ser estimada”, informa o pesquisador. Os resultados são apresentados em planilhas que especificam, por exemplo, a área (em pixels, centímetros quadrados, percentuais), perímetro e número de objetos na imagem.
O pesquisadores da Embrapa Uva e Vimho consideraram o Quant um software fácil para se trabalhar e acreditam que ele deva contribuir de forma significativa para as suas pesquisas. “O programa irá dinamizar nossos trabalhos de avaliação de áreas de desfolha, de ataques de insetos, de severidade de doenças em frutos, cachos e raízes. Isso, com uma precisão muito maior do que a obtida pela medição visual”, comenta a pesquisadora da área de fitopatologia Rosemeire de Lelis Naves, uma dasparticipantes do treinamento.
Mais informações: Embrapa Uva e Vinho – www.cnpuv.embrapa.br ou 54-3455-8084 e Francisco Xavier Ribeiro do Vale – (31) 3899-1103.