No dia 20 de novembro, foi divulgado pela Semana Internacional do Café, os lotes de cafés vencedores do Coffee Of The Year 2020.
O concurso teve quatro categorias, sendo uma delas a canéfora. A conquista do primeiro lugar nesta categoria foi do produtor e sócio da Cooabriel, Gustavo Sturm, Fazenda Bom Retiro, na cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia.
Neste ano, a premiação ocorreu de forma virtual. “Claro que o contato com as pessoas faz muita diferença, mas a qualidade dos conteúdos foi excelente”, disse o produtor.
O produtor afirma que sempre esteve como visitante na Semana Internacional do Café, mas em 2019 iniciou a participação no concurso, alcançando o 4º lugar.
Segundo Sturm, o trabalho de qualidade dos cafés desenvolvido em sua propriedade envolve diversos fatores ambientais, genéticos e de processamento pós-colheita. “Cada etapa tem sua importância. Os concursos de qualidade em várias regiões do País contribui de forma significativa para fomentar a melhoria de qualidade dos cafés produzidos, assim como incentivar os produtores. Esse foi o reconhecimento de um trabalho que iniciamos há bastante tempo. Estou muito feliz com esse resultado”, afirmou.
Na categoria arábica o café vencedor é do Espírito Santo e pertence ao produtor, Denizar Dias Douro. Na categoria fermentação induzida arábica, a vencedora é de Coromandel, na região do cerrado de Minas Gerais. Já na categoria fermentação induzida canéfora, a vencedora é de Novo Horizonte do Oeste, Rondônia.