Situação das lavouras de café pelo país

23 de dezembro de 2013 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

m menos de 20 horas no ar, a enquete do Notícias Agrícolas sobre a crise na cafeicultura e real condição das lavouras pelo Brasil afora já foi respondida por quase 300 pessoas. Com a participação ativa dos pequenos produtores – 46% dos que responderam as perguntas são cafeicultores com menos de 50 hectares – foi possível constatar que a maioria -40% – considera suas lavouras mal cuidadas e fazem apenas os tratos suficientes para manter a planta. O índice de lavouras que foram abandonadas ou erradicadas é de 21% e outros 20% dos internautas que participaram da enquete responderam que receparam ou podaram suas lavouras, com objetivo de não produzir nada na próxima safra e com isso evitar os custos elevados de colheita. Sobre o que vai acontecer com a área de produção, a pesquisa detectou que pelo menos 43% dos participantes devem reduzir em até 25% a área plantada. Apenas 12% pretendem aumentar a área.

A enquete faz parte de uma série de ações que o site Notícias Agrícolas está adotando para tentar conhecer a real situação da cafeicultura brasileira. Além da enquete, entrevistas com produtores de várias regiões do país têm apontado para uma realidade preocupante. No Sul de Minas, onde a topografia permite, cafeicultores tradicionais estão abandonando suas lavouras de café para investir na soja.

Em regiões de montanha , onde a troca de cultura é mais difícil,cafeicultores estão reduzindo os investimentos nas lavouras e as fotos enviadas pelos próprios internautas mostram uma verdadeira situação de abandono. No Espírito Santo, produtores de montanha cogitam trocar as lavouras de café pelo eucalipto, no entanto trata-se de um investimento inicial relativamente alto e com retorno demorado. Você cafeicultor também deve participar dessa ação, enviando fotos e relatos sobre a situação das lavouras na sua região, as alternativas para superar a crise, enfim, todas as informações relacionadas à atividade.

 

Notícias Agrícolas

PARTICIPE DA ENQUETE DO NOTÍCIAS AGRICOLAS