Programa visa à qualificação técnica de estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias, administração, pedagogia e áreas afins
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Sistema Faemg Senar lançaram o edital do Programa de Residência Profissional Agrícola, que visa à qualificação técnica de estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias, administração, pedagogia e áreas afins.
O anúncio foi feito durante a abertura oficial da Semana do Fazendeiro da UFV nesta segunda-feira (16/9).
O pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto, afirmou que a previsão de investimentos é de cerca de R$ 300 mil.
“Esse investimento será voltado à concessão de bolsas de estágio para os estudantes de último ano e recém-formados para eles possam terminar a sua formação profissional com o suporte da UFV e com o auxílio da estrutura do Sistema”.
“Estamos vivendo o processo de curricularização da extensão. Acredito que esta parceria com o Sistema vai nos ajudar nesta empreitada. A extensão rural é a base para que possamos mudar a realidade da nossa região, assim como a inovação tecnológica”, enfatizou o reitor da UFV, Demetrius David da Silva.
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, destacou que é preciso levar cada vez mais saberes para o produtor rural.
“A tecnologia que temos dentro dos centros de ensino e pesquisa precisa ser estendida para o povo que tanto precisa. Vamos diminuir essas distâncias acreditando e investindo na ciência e no trabalho“, destacou.
O documento também foi assinado pelo superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior. Na abertura também estiveram presentes o vice-presidente secretário, Ebinho Bernardes, o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, o assessor da diretoria, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu) e gestores do Sistema.
Representando os sindicatos dos produtores rurais de Viçosa, Miradouro, Alvinópolis e Manhuaçu, os presidentes Carlos Eduardo Andrade, João Cruz, Wellington Magno (Nem) e Antônio Teodoro Dutra.
Palestra magna
O ex-presidente do Sistema Faemg Senar, Roberto Simões, ministrou a palestra magna “95 anos de extensão universitária: integração sociedade, ciência e cultura”.
Ele reforçou a importância de a universidade possibilitar, a quem atua no campo, o acesso ao conhecimento que circula dentro da instituição, contribuindo para o desenvolvimento do agro nacionalmente.
Programação
A Semana do Fazendeiro segue em Viçosa até esta sexta-feira (20). O Sistema Faemg Senar participa com oferta de cursos e estande institucional.
Paralelamente ao evento, o Sistema também promove, nesta semana, a reunião da Comissão Técnica do Café, o encontro de técnicos e supervisores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e o encontro de presidentes e agentes de desenvolvimento rural.
Regularização sanitária para agroindústrias
Além dessa programação, o Sistema oferecerá auxílio a proprietários de agroindústrias que desejam regularizar seus negócios.
Nos dias 18 e 19 de setembro, especialistas técnicos irão palestrar sobre Regularização Sanitária, Ambiental e Econômica. Serão apresentados aos produtores o Programa Registro Sanitário Sistema Faemg Senar e o Programa Agroindústria em Dia: O caminho para a regularização.
A iniciativa também levará consultorias individuais aos produtores rurais. No atendimento, com duração de 30 minutos, os especialistas darão orientações e apoio técnico para as demandas apresentadas. As palestras e consultorias acontecerão no Centro de Ensino e Extensão (CEE), sala 8.
Assessoria de Comunicação do Sistema Faemg Senar
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura