Bogotá, 28 nov (EFE).- O grupo brasileiro Sinergy assumiu hoje a totalidade da companhia aérea colombiana Avianca ao formalizar a compra da participação que a Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia mantinha por US$ 23 milhões.
Em 18 do março de 2004, os cafeicultores e a Valores Bavaria (Valbavaria, hoje Valorem), proprietários da Avianca, anunciaram a entrada do grupo brasileiro nessa companhia aérea de bandeira colombiana.
A operação de compra da participação da Valbavaria na Avianca foi concretizada uma vez que a empresa saiu em dezembro de 2004 do amparo do Capitulo 11 da Lei de Quebras dos EUA, e a Sinergy se transformou em membro majoritário da companhia aérea.
Na época, os cafeicultores venderam apenas a metade de suas ações, mantendo, até agora, 25% da companhia aérea.
Gabriel Silva, gerente da federação que associa cerca de 500.000 produtores de café, fez hoje o anúncio à imprensa durante a apresentação dos temas do próximo congresso cafeicultor nacional.
O congresso, que reúne os principais dirigentes do café colombianos, ocorrerá entre quarta e sexta-feira desta semana em Bogotá e será inaugurado pelo presidente do país, Álvaro Uribe.
No acordo de março do ano passado, a federação se comprometeu a “exercer o direito a vender essa participação ao membro estratégico”.
Silva disse que o grupo brasileiro pagará as ações da Avianca aos cafeicultores por mensalidades, mas se absteve de assinalar o prazo estipulado.
Durante o congresso cafeicultor, o empresário brasileiro de origem boliviana Germán Efromovich, proprietário do grupo Sinergy, será homenageado. O empresário recebeu em 9 de novembro a cidadania colombiana das mãos de Uribe.